TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao De Textos

Pesquisas Acadêmicas: Produçao De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

SÚMARIO

Resumo................................................................................................................4

Abstract:..............................................................................................................4

Leitura na Escola: Livro Biblioteca de Classe....................................................5

Gêneros textuais ou discursivos .........................................................................6

Elementos coesivos ou mecanismos de coesão...................................................7

Texto Descritivo .................................................................................................8

Texto Narrativo ..................................................................................................8

Texto Dissertativo - Argumentativo....................................................................8

Dissertação Argumentativa - Acidente de transito no Brasil..............................9

Reforma Ortográfica..........................................................................................9

Considerações Finais ......................................................................................11

Referências Bibliográficas................................................................................12

RESUMO

Nesse trabalho será abordada a concepção de diferentes gêneros textuais, formas diferentes de escrita, sobre reforma ortográfica e também propor que a leitura de um texto exige um conhecimento linguístico compartilhado pelo leitor.

ABSTRACT

In this work will be addressed to design different genres, different ways of writing about spelling reform and also propose that the reading of a text requires a linguistic knowledge shared by the reader.

LEITURA NA ESCOLA: LIVRO BIBLIOTECA DE CLASSE.

Os professores precisam se preocupar em fazer com que os alunos criem o hábito saudável da leitura. Mas para isso e necessário que se desenvolva o gosto pela leitura, verificar que livros indicar para os alunos, buscar um incentivo para a leitura de textos e livros.

Temos que organizar bem os materiais (textos e livros) que serão trabalhados com os alunos com a finalidade de se tornar uma prática o ato da leitura.

Os métodos para aprender a ler nunca foram iguais o todo tempo, mas tiveram objetivos e finalidades diferentes no decorrer dos tempos.

As escolas têm maneiras diferentes de trabalhar as leituras com seus alunos, e, por conta disso muitas não aproveitam o rico acervo de livro que existem em suas bibliotecas prejudicando esse importante incentivo de leitura para seus alunos.

A biblioteca não deve ser um lugar de excessiva ordenação, mas de variedades, do diverso e do plural. Livros diversos para todos os gostos, com autores e temas dos mais variados.

A leitura de um livro é algo que não deve ser feito só com objetivos didáticos e pedagógicos, mas sim algo que deve ser feito com prazer e não só por obrigação.

Os professores precisam trabalhar com os alunos de acordo com a personalidade e gosto de cada um, usando a leitura de livros, jornais, revistas, gibis e a leitura de textos específicos e não específicos.

As vantagens que a leitura revela em nossas vidas remetem às transformações que nos guiam em diferentes espaços e para uma atividade que desenvolva a capacidade mental propagando o interesse pelos textos e dinamizando o habito da leitura.

Desta forma, chamamos atenção para novas técnicas de ensino nas quais os professores e alunos possam direcionar a informação de maneira objetiva e prazerosa, não levando em consideração apenas a leitura pronta e acabada, pois cada leitura merece ter uma interpretação levando o aluno a pensar sem medo de expor suas ideias.

A leitura nos traz hoje uma grande possibilidade de alcançar novos horizontes através do desenvolvimento de aptidões para construção do leitor enquanto ser critico socialmente construído.

O ato de ler é iniciado na escola que tem a função de desenvolver o estimulo à leitura.

A biblioteca escolar é um espaço social onde frequentam pessoas de diferentes faixas etárias com interesses diversos (quer seja para pesquisas e trabalho ou para lazer).

Gêneros Textuais ou Discursivos

Os Gêneros Textuais são as estruturas que compõem os textos, sejam orais ou escritas, essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantém sempre muito parecida, com características comuns que procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações especificas.

De acordo com o site Brasil Escola podem ser encontrados vários tipos de gêneros textuais como, por exemplo:

• Entrevista: é uma conversação entre duas ou mais pessoas, em que perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado.

• A notícia é um formato de divulgação de acontecimentos por meios jornalísticos.

• A reportagem: é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras, em história verídicas ou não vividas por pessoas relacionadas no seu contexto.

• Anúncios classificados: a principal característica deste gênero textual é o caráter persuasivo.

• Artigo de opinião: é comum encontra-lo circulando na radio, na TV, nas revistas, nos jornais, são temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso o autor geralmente apresenta o seu ponto de vista sobre o tema em questão.

• Carta do leitor: é um método da imprensa para interagir com o publico.

• Anuncio publicitário: a finalidade desse tipo de texto é persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com