TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Animal

Dissertações: Produção Animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

Em uma visita feita no Centro de Controle de Zoonoses de Anápolis, onde fomos recebidos pelo médico veterinário Dr. José Luiz que nos esclareceu diversas dúvidas sobre pontos negativos e positivos do Centro de Controle de Zoonoses de Anápolis.

Começamos pelo ponto de saber a necessidade ou não de abrir um centro de zoonoses, se abrirem a necessidade que regula isso. Os centros de zoonoses são construídos em conformidade com as diretrizes do sistema único de saúde através da fundação nacional de saúde. A última diretriz através de modelo de construção e de abrangência foi pela portaria número 72, ela determina quais são os modelos os tipos de zoonoses que a gente vai poder construir. Essa portaria da fundação nacional de saúde ela determina desde um simples canil público municipal de até um centro de zoonoses a nível estadual. De acordo nacional com basicamente o índice populacional município de cada região, claro com cada um sendo dentro de suas competências e estruturas diferenciadas ou maiores ou menores, instalações de pequenos animais pra grandes animais.

Quando o Centro de Controle de Zoonoses município de Anápolis foi projetado para ser construído, na região não havia nada, era tudo espaço aberto, assim essa foi uma das metodologias que a gente pudesse escolher naquela época. Sendo o ideal construir longe de área urbana afastada, pois queira ou não centro de zoonoses no meio da urbanização é uma atividade que causa desconforto a população pela necessidade de às vezes de ter que eutanásia algum animal, ou por resíduo de poluente que gera em torno principalmente em odores, mais que esse não é o caso desse centro de zoonoses, pois é limpo sem desconforte de odores com o quadro de limpeza adequada. Hoje após 22 anos de centro de zoonose em Anápolis já sente a realidade que é reconstruir o centro de controle zoonoses de Anápolis para uma área afastada dos centros urbanos onde com gomerados de pessoas pequenas dentro da cidade e que a gente possa fazer nessas novas instalações abrigar estruturas que hoje necessita além das normais que já se tem na parte de administração, de baias, de pátios, e que tem necessidades de aumento de a baias de animais de doação, trabalham com equipamentos extremamente contaminados, e que tem necessidade de ter baias específica para a doação de animais, precisaria ter currais para animais de grande médio porte sendo cavalo bovino e precisava também de hoje adequar estruturas na área de clinica veterinária que pudesse também de maneira diferenciada poder fazer prestação de serviço na parte principalmente populacional .

Antigamente quando se tinha um viés de saúde pública na área de construção de Controle de Zoonoses, o viés é controle de raiva urbana, a conduta era captura de animal errante e sacrifício. Hoje o viés mudou já não se tem mais incidência de raiva que justifica isso. E hoje tem toda uma legislação em bens formais de poder público e exceção principalmente por parte do poder veterinário tem a resolução 1000 que determina em quais circunstâncias você vai poder eutanásia um animal e qual a metodologia que vai poder fazer isso, então quando se fala em estrutura veterinária dentro do centro de zoonoses seria basicamente que centros cirúrgicos e baias pós - cirúrgico pra poder interferirem na parte de fertilidade da população animais através de medicação cirúrgica ou castração química se assim desejar.

A rotina da semana é de segunda à sexta das 07h00min da manha as 17h00min da tarde sem intervalo interrupções com área voltada de telefone e viés internos pra populações.

O certo quando determina uma construção é procurar saber se a expansão urbana do município de Anápolis de áreas residências é para aquele lado, ou alcança aquelas áreas pode ser que hoje não, pode ser que daqui 20 anos sim. Isso faz parte da dinâmica do crescimento da cidade que se tenha uma vida útil. Uma das obrigações do Centro de Controle Zoonoses e manter os animais da zona urbana e da zona rural afastado das populações no caso cão e gato.

O centro de Zoonoses de Anápolis dispõe de vacina na geladeira na temperatura adequada e serve a população durante o ano todo especificamente no endereço do controle de zoonoses durante uma vez no ano realiza se uma campanha municipal que acompanha o que acontece no estado e na grande maioria do Brasil que é realizada sempre no ultimo sábado do mês de setembro a vacina é única fabricante só para o Brasil inteiro com essa vacinação disponível para cães e gatos durante 365 dias e termo de vacina essa é a única oferecida pelo controle de zoonoses.

Hoje em dia, os municípios estão sentindo uma necessidade extremamente grande em investirem nessa área. Por que há muito tempo se designou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com