TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Texto Individual

Artigos Científicos: Produção De Texto Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, o conteúdo deste visa aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre por meio do estudo da reportagem “Freelancers abrem espaços nas grandes empresas”.

Orientadores: Prof. Fabiano Galão, Prof. Ivan Campos, Profa. Eliza Nantes, Prof. Wilson Sanches e Prof. Mônica M. Silva.

_______________________________________________________________

Sousa – PB

2013

Este trabalho possui o intento de mostrar para os alunos as novas tendências encontradas no mercado de trabalho.

Questão 01

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Organizações como a IBM e outras citadas no texto se diferenciam das organizações burocráticas do seguinte modo: enquanto as organizações burocráticas trabalham com excesso de normas e regulamentos que causam limitação na iniciativa há inovação e criatividade de seus funcionários a IBM entre outras, trabalha com mão

de obra terceirizada (contrato de trabalho), apesar de se considerar um serviço dispensável, essas empresas demonstram um maior respeito ao individuo (funcionário) incentivam a produção da inovação e da criatividade, visando prestar um melhor serviço ao consumidor. Sempre em busca da excelência.

Questão 02

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R - A diferença de gestão entre as 03 empresas citadas: A IBM pertence à área de Tecnologia da Informação, fabrica e vende Hardware e Software em vários paises do mundo, além de oferecer serviços de infra-estrutura, serviços de hospedagem e serviços de consultoria nas áreas que vão desde computadores de grande porte até a nanotecnologia. Já o Facebook é um site de relacionamento que conta hoje com mais de 500 milhões de usuários espalhado pelo planeta.

Enquanto que o google é um site que dispõe de ferramentas de busca, ou seja, localização de informação de diversas áreas.

3 - A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

R - Nos tópicos A, B e C o

autor deu credibilidade ao texto citando pesquisas feitas por empresas renomadas, foi usado o recurso argumentativo Voz de autoridade enquanto que nos tópicos D e E usou-se do discurso direto (uso de aspas) isentando o autor da responsabilidade do que ali foi escrito.

4 - O texto apresenta o que ele afirma ser ‘’uma tendência que veio pra ficar’’ que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um ultimo parágrafo sobre insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar

Critico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

- Não faça uma simples lista de vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

- Indique no mínimo 04 vantagens e desvantagens.

R – Vantagens – O funcionário faz seu horário de trabalho, ou seja, não se trabalha obedecendo a quadro de horários; Não há descontos referentes a encargos trabalhistas no salário do trabalhador (INSS, vale transporte, vale alimentação, plano de saúde); O funcionário pode prestar serviço ao mesmo tempo para vários contratantes e com isso aumentando consideravelmente sua renda mensal; O funcionário pode prestar serviço ao contratante na comodidade de sua própria casa.

Desvantagens – Por não ter vinculo empregatício com o contratante o trabalhador não é assegurado pelas leis trabalhistas (Seguro desemprego, FGTS, auxilio maternidade, auxilio doença entre outros).

Diante do contexto podemos analisar que o trabalhador detém maior proteção ao trabalhar de carteira assinada, pois no caso de um eventual acidente de trabalho ou de

ser acometido por alguma doença que o deixe incapaz de exercer suas funções o individuo estaria resguardado pelas leis trabalhistas.

5 – As novas formas de organização do trabalho apresentadas no texto, pode ter conseqüências para o estresse do trabalhador? Quais seriam essas conseqüências? Elas são positivas ou negativas? Justifique sua resposta.

R – As novas formas de organização do trabalho possuem seus pros e contras, pois o individuo ao ganhar sua autonomia no desempenho do trabalho obtém de inicio a sensação de bem estar pelo fato de entre outras vantagens ter aumentado em seus ganhos. Ao decorrer do tempo, percebe que a agitação do dia a dia ao se perseguir a eficácia e eficiência como também as preocupações em levar ao cliente serviço rápido e de qualidade, pode o fazer sentir o peso de sua jornada de trabalha. Nesse caso o estresse parece ser um fator inevitável podendo até mesmo causar desequilíbrio ao organismo, trazendo desconforto com isso, redução na produtividade.

CONCLUSÃO

O trabalho mostrou no decorrer de seu desenvolvimento que o tema proposto possui grande importância, pelo fato de ser discutido pontos fundamentais para empresas que almejam uma maior organização que leve a liderança no mercado onde atuam. Podemos observa nos dias atuais que o mercado globalizado pressiona mais e mais as empresas a adotarem os modelos como freelancers em suas estruturas fixas.

No decorrer das pesquisas pode-se identificar que o modelo tradicional de emprego encontrado na maioria das empresas onde funcionários trabalham vários anos para o mesmo empregador, esta ficando ultrapassado, mesmo com o trabalho temporário mostrando ter suas vantagens e desvantagens.

Visualizar como multi-páginas

Search

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Produção textual interdisciplinar individual. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Produ%C3%A7%C3%A3o-Textual-Interdisciplinar-Individual/977852.html

MLA

MLA 7

CHICAGO

Documentos salvos

Teorias da administração e de recursos humanos

Unopar 1 semestre

Teoria da admistração

Ver Todos

Trabalhos Relacionados

Produção textual interdisciplinar individual

...[pic]...

5 Páginas abril de 2012

Produção textual interdisciplinar individual resumo do artigo “empresas dos sonhos”

...SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS CLAUDINEI APARECIDO ANDRÉ...

5 Páginas abril de 2012

Produção textual interdisciplinar individual – 2º semestre - ads - unopar

...[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO Curso Superior de Tecnologia em Análise e...

37 Páginas maio de 2012

Produção textual interdisciplinar individual ciências contábeis

...Produção Textual Interdisciplinar Individual 2º Semestre – Ciências Contábeis Eustáquio...

16 Páginas maio de 2012

Produção textual interdisciplinar individual

...SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS José carlos de mello...

21 Páginas junho de 2012

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »