TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Texto Interdiciplinar

Ensaios: Produção De Texto Interdiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO....................................................................................................................3

2 . DESENVOLVIMENTO......................................................................................................4

3 .CONCLUSÃO.......................................................................................................................7

4 . REFERÊNCIAS..................................................................................................................8

1. INTRODUÇÃO

A comunicação é fundamental à ação individual e ao esforço conjunto. É o sistema nervoso da liderança, trabalho em equipe, cooperação e controle. Ela determina a qualidade dos relacionamentos, os níveis de satisfação e a medida de nosso sucesso ou fracasso. Sua ruptura é umas das principais causas de discórdia ou conflito, mas sendo ela comunicação é o veículo fundamental para resolver dificuldades.

Nas organizações, a comunicação deve ser transmita de forma eficaz as mensagens, e para melhorar a comunicação, é necessário utilizar linguagem apropriada, adotar uma comunicação empática, incentivar o “feedback”, desenvolver um clima de confiança, utilizando a mídia apropriada.

A comunicação é considerada eficaz quando provoca reações ou respostas que correspondam à idéia ou necessidade que temos em mente e que desejamos passar ao leitor ou ouvinte.

2. DESENVOLVIMENTO

A comunicação nas organizações tem como objetivos: promover trocas de informações entre os funcionários, difundir os valores das organizações, informar os colaboradores de seu papel laboral, difundir a imagem da organização, registrar fatos e acontecimentos e trabalhar com os canais de “feedbacks”.

É importante salientar que a estratégia de comunicação da Empresa se desenvolva e aperfeiçoe sua visibilidade na área dos investidores. Isso significa abrir canais, em todos os segmentos desse público, criar condições para que a empresa adote uma atitude pró-ativa, buscando ampliar seu relacionamento com os investidores e imprimir postura negocial com o segmento. E atender às expectativas desses investidores por meio de um relacionamento diferenciado, entender que a comunicação organizacional deve ser integralmente aplicada, de forma que ela seja percebida como um elemento que permeia todas as ações de uma empresa ou organização. Isto é, compreender e utilizar a comunicação claramente torna as condições organizacionais muito mais favoráveis ao desempenho de suas atividades melhorando de forma geral o clima organizacional. Afinal, o papel maior da comunicação nas organizações, é contribuir para um clima organizacional positivo, levando cada funcionário a se ver como um porta-voz da empresa e a ser um agente de mudanças no ambiente organizacional.

Muitas organizações utilizam diferentes canais de comunicação com os seus colaboradores, como exemplo, murais, memorandos, TV interna, rádio empresarial, videoconferência, dentre outros. Mas atualmente a internet é o principal veículo de comunicação, que impõe maior velocidade na transmissão das informações em relação aos outros canais. Por isso, cada vez mais, as empresas recorrem às mídias digitais para se comunicar com os seus interlocutores, buscando agilidade, rapidez e eficácia na comunicação.

A de considerar ainda que a comunicação via internet alterou, de forma irreversível, a forma como nos comunicamos, tornando-se o principal meio de identificação pessoal, social e laboral. São milhões de pessoas diariamente conectadas, postando, curtindo, comentando e compartilhando e se relacionando no ambiente virtual. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de se comunicar na internet.

Entre todos os processos de comunicação nas empresas, a interpessoal é a de fundamental importância, visto que enquanto seres humanos precisamos nos relacionar uns com os outros com a finalidade de realizar alguma atividade. Para que isso aconteça é necessário que as pessoas interajam de maneira mais produtiva possível para que os objetivos comuns sejam alcançados. Quando essa interação é atingida acontece o que muitos autores chamam de sinergia, ou seja, onde o todo é mais que a simples soma das partes representados pelos clientes externos e os clientes internos.

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.

A Comunicação interpessoal e a base para nos relacionarmos bem em comunidade, no trabalho, com a família, em todos os ambientes. Um dos grandes problemas da sociedade atual e o isolamento das pessoas, a falta de comunicação e de relacionamento interpessoal que afeta a maneira como vemos o mundo ao nosso redor

Dentro do contexto da comunicação não dá mais para pensar que a mesma faz milagres, se o discurso não for coerente com a prática, com as ações. A retórica sozinha não tem mais força. Ela só terá efeito se houver realmente um comportamento de mudança. E os consumidores, os fornecedores e os acionistas? Eu diria que há uma mudança anda mais radical no comportamento desses públicos. O consumidor quer respeito e a satisfação plena de suas necessidades. O fornecedor, relações profissionais e integração de esforços. Os acionistas, valorização de seus investimentos, mediante a otimização dos resultados financeiros. Todos os clientes em geral, digo internos e externos, exigem transparência e coerência entre discurso e pratica das empresas.

Por outro lado, e de forma diferenciada, a comunicação organizacional deve ser encarada pelos gestores empresariais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com