TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Interdisciplinar Virtual De Licenciatura Em Matemática

Ensaios: Produção Interdisciplinar Virtual De Licenciatura Em Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

GIOVANI DIAS FERNANDES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Belo Horizonte

2013

GIOVANI DIAS FERNANDES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual (Projeto Político Pedagógico) apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico, Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Seminário da Prática II.

Orientadores: Professor Carlos Eduardo Gonçalves

Professora Rosely Montagnini

Professora Márcia Bastos

Professora Sandra Rampazzo

Professora Raquel Franco

Belo Horizonte

2013

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Um projeto é um esforço temporário empreendido cujo objetivo é criar um novo produto, serviço ou processo. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

O PPP deve possibilitar aos membros da escola uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.

O PPP é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar à escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário o envolvimento das pessoas na sua construção e execução.

O PPP constitui-se em um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo e pedagógico, buscando soluções para os problemas diagnosticados.

O PPP , além de ser uma obrigação legal, deve traduzir a visão, a missão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela instituição escolar.

A elaboração do PPP deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa , por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo. Ele pode se dar no âmbito do Conselho Escolar, em que os diferentes segmentos da comunidade estão representados, e também pode ser conduzido de outras maneiras – como a participação individual, grupal ou plenária. A finalização do documento também pode ocorrer de forma democrática – mas é fundamental que um grupo especialista nas questões pedagógicas se responsabilize pela redação final para oferecer um padrão de qualidade às propostas. É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazos.

A importância da participação vem sendo ressaltada por todos que defendem uma gestão democrática. No entanto, embora nenhum segmento tenha uma importância menor que a do outro nesse trabalho coletivo, é importante definir, com clareza, as responsabilidades que cada um deve assumir, considerando a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com