TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: Semana cultural virtual

Por:   •  17/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

curso de pedagogia – 5º semestre

[pic 2]

ELIENE TEIXEIRA FAGUNDES DA SILVA

ELIZANDRA CRISTINA CARVALHO

FABIANA DOS SANTOS LIMA

GERUSA APARECIDA DIAS SANTANA MARTINS

KETELEN SALES LIMA

LARISSA ALVES SANTANA LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR:

Semana cultural virtual [pic 3]

[pic 4]

Espinosa-MG

Maio/2021

[pic 5]

ELIENE TEIXEIRA FAGUNDES DA SILVA

ELIZANDRA CRISTINA CARVALHO

FABIANA DOS SANTOS LIMA

GERUSA APARECIDA DIAS SANTANA MARTINS

KETELEN SALES LIMA

LARISSA ALVES SANTANA LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR:

semana cultural virtual

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em pedagogia da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para as disciplinas: Educação e Artes, Aprendizagem da LínguaPortuguesa, Aprendizagem de CiênciasNaturais, Literatura Infanto juvenil, LegislaçãoEducacional, Práticas Pedagógicas emPedagogia: Práticas de Alfabetização eLetramento, Aprendizagem da Geografia e daHistória; e Estágio Curricular Obri gatório II:Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Tutor de sala: Valdirene Maria de Carvalho Soares

Tutor eletrônico: Nathalia Alves de Almeida

[pic 6]

Espinosa-MG

Maio/2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        ---------------------------------------------------------------------------------- 03

2 DESENVOLVIMENTO        ------------------------------------------------------------------------- 04

3 CONCLUSÃO        ---------------------------------------------------------------------------------- 09

REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------------- 1

0

[pic 7]

  1. INTRODUÇÃO

O presente portfólio tem a temática para elaboração de uma proposta de Projeto Interdisciplinar que viabiliza a realização de uma Semana Cultural Virtual a ser vivenciada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo considerado a situação problema gerado a partir do isolamento social, associado ao COVID-19, descreve um estudo de caso idealizadoa partir ERE (Ensino Remoto Emergencial). Com isso promovendo uma semana cultural virtual, o projeto promove a interdisciplinaridade de forma que motive os alunos à aprendizagem, cujo o principal objetivo é de sugerir possibilidades de ensino a distância por plataforma da web, projetando o ensino para a tecnologia virtual, com intuito de estreitar a distância entre o professor e aluno.

Como grande desafio no semestre o proposto portfólio será fazer com que as ações da Gabriela una a equipe pedagógica de forma colaborativa para que consiga desenvolver o projeto proposto “Semana Cultural Virtual”, de forma interdisciplinar transformando as atividades em remotas, a aplicação da interdisciplinaridade precisa ser bem elaborada e envolveros direitos fundamentais do educando ao preparar os exercícios, a integração das disciplinas terá que estar direcionada a um único objetivo a aprendizagem do aluno trazendo benefícios nesse contexto contemporâneo.

Considerando a necessidade de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores este trabalho trouxe as oportunidades de conhecer a forma tecnologica de conduzir uma aula, adquirindo experiências e aprofundamendo nos conhecimentos sobre a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil. No mesmo contexto vamos apresentar como pretendemos atuar quando estivermos em prática junto aos alunos, na função de professores, indicando os pressupostos teóricos que fundamentarão nossas rotinas e ações de ensinar e de avaliar, além de apresentar o que reconhecemos por aprendizagem.

  1. DESENVOLVIMENTO

Atualmente pode temos que nos conscientizar que somos educadores da era digital, até mesmo pelo devido momento e também pelo grande avanço tecnologico que avança todos os dias. Devemos sempre buscar novas formações para estimular o processo de aprendizagem aos discentes, assim devemos potencializar os recursos tecnológicos nas salas de aulas.

Este atual momento que estamos vivendo em meio a uma pandemia do COVID-19 que iniciou no primeiro trimestre de 2020 no mundo, exigindo várias medidas que mudou a rotina de muitas pessoas, umas das que mais influenciou foi a do isolamento social e mudanças em todas as ações cotidianas, colocando o ensino a distância no seu ápice.

A Educação Básica dentro deste cenário passou por uma etapa muito importante onde a metodologia do ensino teve que ser reinventada, para ter um novo ponto de partida garantindo a aprendizagem dos discentes, a metodologia de ensino trazendo ERE (Ensino Remoto Emergencial)para todos os níveis de ensino, tendo como consequência uma falha que prejudicou a educação, os docentes atuais não estando preparados para esse novo cenário. Com isso o desafio dos atuais educadores é se adaptarem a essa nova realidade, surgindo uma grande dificuldade para ensinar a distância entre tantas tecnologias.

A temática a ser abordada na produção textual é “Semana Cultural Virtual”. Essa metodologia será voltada a reflexão uma vez que as suas principais ideias podem ser consideradas práticas voltadas à Educação ensino Fundamental Anos Iniciais. A partirdos momentos vicenciado em todo o mundo, que é a PANDEMIA foi necessário criar algo novo, e a partir daí surgiu a ideia de uma semana cultural virtual com o tema voltado para diversidade e inclusão no dia a dia da criança. Acredita-se que essas aulas diferenciadas irão beneficiar o estudante com aprendizado na área de Educação e Arte, Aprendizagem da Geografia eHistória como das Práticas de Alfabetização e letramento, como também o educador que participará de uma aula fora do tradicional ministrada pelo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com