TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Pedagogia (PED1456) – Seminário Interdisciplinar V

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

MARIA MONTESSORI

                                                       Alexandre Zimoski da Silva

Camila Fernanda dos Santos

Danielle Caroline de Faria

Karina Pereira Thomaz

Tatiane Marinho

Professora-Rosana Clímaco Julião

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED1456) – Seminário Interdisciplinar V

04/07/2018

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos métodos de Maria Montessori para a Educação Infantil. Maria Montessori desenvolveu materiais pedagógicos por meio de pesquisa científica voltada para o desenvolvimento infantil. Montessori trabalhava com a independência da criança, acreditando que elas aprendiam e se desenvolviam por elas mesmas. Esses estudos tiveram início durante sua formação na área da medicina no momento em que sentiu a necessidade de entender sobre o desenvolvimento de crianças especiais. Usava a biologia como inspiração em seus fundamentos teóricos, acreditava que a criança já nascia com potencialidades inatas para a aprendizagem e que a função da escola era de desabrochar essas potencialidades. Esses métodos Montessorianos ajudam no desenvolvimento infantil, respeitando a necessidade de cada criança.

Palavras-chave: Método. Montessori. Educação. Individualidade.

1 INTRODUÇÃO

              Esta pesquisa teve como objeto de estudo conhecer e analisar o método montessoriano em associação com o brincar e, suas principais características em relação ao desenvolvimento intelectual e social da criança, bem como a formação de valores sociais desenvolvidos na educação infantil.
             A aprendizagem possui um papel fundamental no desenvolvimento infantil o conhecimento conquistado através da experimentação prática e manipulativa é um momento sério para os educadores, considerando ainda ser fundamental não só para o desenvolvimento intelectual, mas também para o relacionamento social e afetivo da criança, pois os mesmos implicam em trocas constantes de experiências e adaptações.

              Cabe aos educadores proporcionarem um ambiente descontraído e propício à sua aprendizagem em relação às propostas e os objetivos, com tudo é preciso que os conteúdos sejam propostos com intuito de facilitar e proporcionar às crianças maior atenção e prazer durante asatividades, pois não se pode desconsiderar que uma prática educativa prazerosa pode contribuir para que as crianças explorassem seus recursos didáticos possam manifestar seus anseios suas vontades e ainda, nos revelar muito do seu convívio social.

Pode-se considerar a construção do conhecimento realizado pelas próprias crianças mais do que uma ferramenta importante para educação infantil e que pode proporcionar uma educação prazerosa utilizando uma diversidade muito grande de oportunidades que conduzam ao interesse e ao desenvolvimento emocional, motor e crítico para a criança.

A construção concreta da aprendizagem ainda proporciona um desafio muito grande para as crianças, pois elas aprendem com as interações. Sendo preciso, portanto, preparar as crianças para situações onde elas tenham que resolver os problemas, e isto fará parte da sua vida, ou seja, uma atividade educacional pode preparar uma criança para ser um indivíduo com condições necessárias de atuar e viver em sociedade, sendo, portanto capaz de interagir e compreender o seu meio.

2 MARIA MONTESSORI

Maria Montessori, italiana, primeira mulher a se formar em medicina em sua cidade. Foi uma pedagoga que criou o Método Montessori, que mudou a forma de ver e lidar com a Educação Infantil. Nasceu em 31 de agosto de 1870, aos 28 anos defendeu a tese de que os problemas de aprendizagem com as crianças especiais, era a falta de recursos e estímulos adequados.

             Foi em 1904 que decidiu se dedicar totalmente a Educação, foi convidada a criar uma escola para um conjunto habitacional que estava sendo construído. Criou a “Casa dei Bambini” Casa das Crianças que iria se tornar o palco da maior revolução na Educação, as crianças aprendiam a ler e escrever com maior facilidade. Maria Montessori faleceu na Holanda, no dia 06 de maio de 1952.

3 O MÉTODO MONTESSORI

Podemos verificar no método Montessori, três pontos principais para com a criança, são eles: a individualidade, a liberdade e a atividade.

            Neste método nós como educadores, devemos exaltar a individualidade da criança, elas por si só já nascem com a capacidade de aprendizagem, sendo capaz de descobrir no mundo, o que gostam, o que tem facilidade em fazer, também valorizando a convivência com o mundo, pois são essas as vivencias que vão ajudar a criança a se desenvolver.

Maria Montessori, descreveu que as crianças têm fases sensíveis de aprendizagem de acordo com o seu tempo, ou seja, em determinada idade ela irá desenvolver atividades diferentes. Valorizando a aprendizagem individual da criança, resultados estavam sendo obtidos por Maria Montessori.

            Na primeira “Casa deiBambini”, Montessori não tinha muitos recursos para materiais pedagógicos, usou objetos do cotidiano como, vassoura, potes. Começou a adaptar os materiais e moveis para que a criança pudesse usar com autonomia, para que conseguissem realizar suas escolhas e atividades sozinhos.

            Neste método o principal objetivo do professor e de observador e mediador, ou seja, se colocava a disposição quando a criança pede ou solicita, deixando que a criança faça suas escolhas e que realizem suas atividades.

FIGURA 01- MÉTODO MONTESSORI

[pic 1]

FONTE: Disponível em: .  Acesso em: 1 maio 2018.

3.1 MATERIAL DOURADO

Principal contribuição de Montessori voltado especificamente para a área da matemática, o material dourado, é formado por cubos de madeira, que representam as unidades que juntas formam, as centenas e milhares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (332.8 Kb)   docx (228.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com