TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Reflexiva

Monografias: Produção Reflexiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 4

“Numa sala de aula interdisciplinar há ritual”.

De encontro-no inicio, no meio e no fim. Fazenda.

O trabalho pedagógico infantil é parte fundamental para execução de atividades que venha ter objetividade para educação infantil. As atividades integradas com intencionalidades refletem no aprendizado das crianças, o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, mostra de forma bem clara, a importância de cada eixo estruturante direcionado para educação infantil que são elas o ensino da matemática, das artes, da música, da literatura, da natureza e outras mais, que devem ser fundamentadas para o trabalho do professor direcionando o desenvolvimento das crianças para os verdadeiros futuros cidadãos.

Um ponto fundamental do texto é quando traz que essa atividade como experiências cientifica que bem integradas e trabalhadas aumenta o desempenho mental das crianças, e isso pode ser fortalecido através do enriquecimento das diferentes tipos de aprendizagem, e assim as forma vias neurológicas mais sofisticadas aumentando a retenção dos conteúdos.

Se pararmos para analisar as atividades para a educação infantil devem ser de fato algo que possibilite desde já nas crianças a compreensão das coisas a sua realidade, e para isso temos que ter intenção em cada atividade elaborada. E uma das melhores maneiras de fazer isso sem que fique cansativo e ate metódico é realizar as atividades interdisciplinares, pois trabalha dentro de uma conexão capaz de fazer o aluno antes de tudo ter prazer no que está fazendo e aprendendo.

A escola tem o dever de saber trabalhar arduamente com essa conexão, os professores tem que entender o seu verdadeiro papel na vida de uma criança, e assim usar essas possibilidades para instigar nelas o gosto pela leitura e escrita.

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” nos deixa bem claro a importância que se faz essa conexão a cada tema a ser trabalhado com as a crianças de que forma podemos alcançar os objetivos de uma aprendizagem integrada.

Após a leitura da história “As tranças de Bintou” e relacionando-a com o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” percebe-se o quanto a história pode ser trabalhada dentro dos diversos eixos estruturantes para o aprendizado infantil e como pode ser realizado um trabalho interdisciplinar partindo da historinha envolvendo todas as disciplinas, favorecendo os elos de conexões para o aprendizado capazes de fazer com que as crianças tenham o prazer de aprender no universo da leitura, ainda mais depois da aprovação da Lei de nº 10.639, de 2003, onde torna obrigatório o estudo da História e da Cultura Afro-brasileira, e as escolas devem incluir a temática em seus conteúdos programados.

Então uma maneira de trabalhar com essa nova lei no universo infantil é uso da historia “As tranças de Bintou”, pois tem um elo muito importante, correlacionando com o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que traz na medida em que enriquecemos a variedade de conexões e relação entre estilo de aprendizagem, associação e aplicação de informações aumenta o desenvolvimento das crianças, ao trabalhar usando essa integração nos mostra também o quanto pode ser inovador o resgate da cultura de oralidades presentes na cultura matriz africana para fazer desde já a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com