TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL SINTESE REFLEXIVA "AS TRANÇAS DE BINTOU"

Artigo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL SINTESE REFLEXIVA "AS TRANÇAS DE BINTOU". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

SELMARA CARNEIRO DE SALES SOARES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SINTESE REFLEXIVA

“AS TRANÇAS DE BINTOU”

Diamantina-MG

2013

SELMARA CARNEIRO DE SALES SOARES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SINTESE REFLEXIVA

“AS TRANÇAS DE BINTOU”

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ensino de Artes e Música; Ensino e Alfabetização II; Fundamentos da Gestão Educacional; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade; Seminário; Profas.: Laura Célia S. Cabral; Raquel Franco Ferronato; Andréia Zômpero; Helenara Sampaio; Vilze Vidotte Costa.

Tutora eletrônica: Meiry Vânia Siqueroli

Tutor(a) de sala: Rosimere Nascimento de Jesus

Diamantina-MG

2013

SUMÁRIO

1- Introdução ------------------------------------------------------------------------------1

2- Síntese reflexiva-----------------------------------------------------------------------2

3- Propostas de Atividades Interdisciplinares--------------------------------------5

4- Considerações Finais-----------------------------------------------------------------7

5- Referências-----------------------------------------------------------------------------8

INTRODUÇÃO

A ciência e a tecnologia têm imposto mudanças significativas à sociedade atual. Dessa forma, torna-se imprescindível criar nas escolas condições que permitam aos alunos teremacesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.

Com o advento da globalização, mudanças na cultura e nos sistemas produtivos têm sido intensificadas e, tal fato, requer profunda reflexão sobre a integralização de aprendizagens na formação de sujeitos inseridos nesse novo contexto.

O estudo deste semestre visa a solidificar a formação do professor esua práxis realizada através do trabalho com a fundamentação e as metodologias específicas aplicadas à educação infantil. A proposta pedagógica é uma articuladora educativa, onde se definem as competências, osconteúdos, os recursos e os meios.

Essa proposta deve ocorrer pela interdisciplinaridade e contextualização. É por meio da contextualização que as intenções educativas, as competências a serem desenvolvidas nortearão a escolha, tratamento, recorte e partição dos conteúdos que darão conta de tornar viável o que foi proposto consensualmente.

Partindo da leitura e reflexão do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e do livro literário “As tranças de Bintou”, torna-se considerável compreendermos quanto é importante o desenvolvimento da transposição didática na prática docente. Nessa prática podem ser aproveitados elementos presentes na história de Bintou contextualizando-os com o texto científico. Algumas atividades podem ser trabalhadas nesse processo educativo em diferentes áreas como:Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática.

SÍNTESE REFLEXIVA

A autora Sylviane A. Diouf, filha de pai senegalês e mãe francesa, criou uma delicada história, “As tranças de Bintou”, sobre a angústia do rito de passagem e o aprendizado do crescimento. As ilustrações reforçam beleza, tradição e encantamento da cultura africana. Um belo exercício de respeito à pluralidade cultural e ao amadurecimento.

A história proposta é de uma meninaque sonhava em ter tranças. Ao brincar, correr ela sentia que seus cabelos não lhe caiam aos olhos, momento esse marcado pela curiosidade e a diferenciação dos fatos.

Diante dessa inquietação, podemos entender que dramatizações simples e espontâneas e ciência são aspectos complementares da solução de problemas. Isso porque proporcionam estrutura às atividades, encorajam comportamentos criativos e atitudes positivas.

Cabe salientar que a juventude é o momento que se pode utilizar tranças nos cabelos, pois considerando hábito ratificado pela prática histórica, ato contínuo validado por uma transmissão cultural, as crianças só podem usar birotes (um estilo de amarrados nos cabelos).

Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem e essa é devidamente contextualizada. Ensinar de forma contextualizada e global, com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos valorizando as trocas e, ao mesmo tempo, considerando as especificidades de cada um dos envolvidos.

Dentro desse contexto, o estudo de História da África e da Arte Africana pode ser eficiente na desconstrução dos estereótipos que se arraigaram tão fortemente na sociedade brasileira, pois ter uma visão clara do continente africano e de como esse faz parte de nossa formação cultural, pode ser uma eficaz maneira de ajudar a promover a conscientização.

Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desenvolvimento mental, já que impõem uma dinâmica de permanente reconstrução do conhecimento, saberes, valores e atitudes.

O principal objetivo das abordagens integradas é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com