TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese reflexiva interdisciplinar “as tranças de Bitou”

Projeto de pesquisa: Síntese reflexiva interdisciplinar “as tranças de Bitou”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

thtnt nh ynh h 5 h h yyj kuk ik ukuk

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO:

ALUNO:

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Síntese reflexiva interdisciplinar “as tranças de Bitou”

Montes Claros 2013

ALUNO:

Produção textual interdisciplinar individual do 5° Semestre apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

Montes Claros 2013

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................04

Síntese reflexiva do texto.......................................................................................05

Relação......................................................................................................................06

Atividades.................................................................................................................07

Considerações finais...............................................................................................09

Referências bibliográficas.......................................................................................10

Introdução

Estamos diante de um momento importante na educação, nos dias de hoje, nunca se viu tantos instrumentos capazes de contribuir no processo de transmissão do conhecimento, internet, televisão, brinquedos, e uma séria de coisas que podem fazer parte deste processo.

Entretanto, ao se falar em educação de maneira integrada, devemos ter em mente que não basta apenas utilizar estes instrumentos isoladamente, é necessário uma convergência entre o cotidiano da criança e o processo educativo.

É fato consumado que os diferentes conhecimentos científicos podem ser melhor assimilados a partir do interesse do aluno, e é neste interesse, que a educação integrada pode contribuir diretamente, aplicando o ensino não somente na escola, mas em todas as situações possíveis que se possa encontrar a criança.

O texto e o livro nos mostram que podemos associá-los de maneira a extrair bons frutos neste processo, e neste sentido, associar outras atividades elaboradas e praticadas pelos em sentido didático pedagógico.

Não se pode perder de vista que se trata de um tema de suma importância, trabalhos como este, tendo objetivos voltados para uma educação de maneira integrada, e com temas relevantes como os apresentados pelo livro, contribuem diretamente no futuro de um povo, pois a educação, e principalmente o modelo educacional, deve sempre estar em evolução, de maneira a contemplar aquilo que lhe completar.

Síntese Reflexiva.

Uma grande alternativa de ajudarmos as crianças a melhorarem seu desempenho mental é i ntegrarmos várias áreas co conhecimento científico em atividades praticadas por elas em seu dia-dia.

As várias conexões necessárias para que se compreenda e se associe estes conceitos, forçam a criança a pesar mais, criar mais, desenvolver mais, enfim, a educação ocorre de maneira intensiva em sua mente, a retenção do conhecimento se dá de maneira mais duradoura, e a percepção do que está a sua volta é extimulada de maneira mais eficaz.

As atividades matemáticas, musicais, científicas assim como o pensamento criativo, estão indiretamente, e em alguns casos, diretamente ligadas. Seja pelo resultado obtido, seja pelo desenvolvimento alcançado pela criança nas várias áreas do conhecimento, pela integração de todos estes componentes ao mesmo tempo, o fato é que o a criança é privilegiada com a possibilidade de aprender mais guardar mais, entender mais.

No dia-dia de qualquer criança existem pelo menos dez possibilidades onde os pais ou professores podem aplicar de maneira integrada a aplicação de conceitos científicos com vista a desenvolver a criança. Oportunidade, disposição e conhecimento da matéria, devem trabalhar em conjunto na busca de uma educação integrada.

Atividades Literárias, artísticas e de dramatização, libertam a criança de suas prisões internas. Seja pelo meio em que vive ou é criada, seja por suas próprias características, a educação deve trabalhar estes conceitos de maneira integrada, pois ele abre a concepção, a imaginação, auxiliam, assim como a música, na memorização, ritmização, controle motor, noção de espaço e tem um peso muito importante na formação deste indivíduo.

O movimento e pensamento criativo, experiências com alimentos e saídas de campo trazem um condão de relaxar, desestressar a criança. A espontaneidade na criação e execução de tais atividades leva a criança a buscar em sua mente, fazer conexões e testar os vários conhecimentos científicos adquiridos até aquele momento.

A possibilidade da observação de um resultado prático onde a própria criança executa o que aprende, estimula esta criança a querer Mais, praticar mais, buscar mais atividades que possam testar seus conhecimentos.

A relação

Podemos fazer uma relação entre texto e livro na medida que percebemos a evolução da personagem Bitou através do conhecimento de coisas novas. Suas frustrações, anseios e desejos de criança foram modificados na medida que ela passou a conhecer novas possibilidades e se satisfazer com elas.

Este crescimento é o melhor elemento a ser trabalhado. Na mesma medida que a personagem muda sua percepção de si mesmo, assim ocorre com a criança ao passo que lhe são expostas novas possibilidades, novos conceitos, novos parâmetros que contribuirão com a construção de seu conhecimento, divisão de si mesma e das coisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com