TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Pesquisas Acadêmicas: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

 Introdução - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4

 Síntese Reflexiva- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 5

 Considerações Finais- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 9

 Referências - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -10

Introdução

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes. Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena. No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.

No final dessa apresentação é sugerida uma atividade para cada matéria do curso de pedagogia sendo elas: Ensino e Alfabetização ll, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, baseada nos dois assuntos acima descritos.

1. SÍNTESE REFLEXIVA

O Ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual, enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiências cientifica vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e torna-se um apoio a prática educativa.

O vídeo as tranças de Bintou relata a vida de uma menina que sonhava em ter tranças, mas que na verdade tinha somente quatro birotes na cabeça.

A personagem vê no modelo adulto o sonho de beleza. Quer torna-se bela como a irmã. A sociedade em que ela vive – Uma tribo Africana – transmite – lhe estes valores. O relato dos preconceitos desta sociedade aproxima-se dos parâmetros do mundo contemporâneo: a competição, o encanto com o belo, a exclusão do que a sociedade “entende” como “não dentro dos padrões”.

No texto uma abordagem integrada da aprendizagem no primeiro parágrafo fala que: Ao permitimos que as crianças percebam seus conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências cientificas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado.

O texto apresenta as experiências cientificas integrada com as diferenças áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências cientificas como um apoio à prática educativa.

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica do educando. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de identificar em cada uma sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva.

De acordo com o texto (“Uma Abordagem integrada da aprendizagem”) à medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológias, mas sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira, mas prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo, Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza, mas as experiências cientificas.

Partimos da compreensão que as tais experiências são carregadas de mensagens e significações, nesse sentido podemos dizer que ela é um dos veículos centrais na transmissão das ideologias, cria uma imagem de algo, ao mesmo passo é produto social e histórico.

“As tranças de Bintou” mostra uma possibilidade de abordar o tema de forma positiva e construtiva, favorecendo o conhecimento de culturas de povos da África. O destaque é para as tranças de Bintou, num percurso de vida das que habitam a região, na visão da menina que queria ter tranças. O texto transmite conceitos da humanidade, cooperação e antirracismo. Dá ênfase a beleza da criança. A avó é porta voz dos ensinamentos: a valorização do idoso, o respeito às tradições e passa esses conceitos às crianças. Transmite uma ideologia o que se funda na noção do não racismo, na integração dos povos, na cooperação e na solidariedade entre os membros da sociedade. Ressalta a beleza e a afabilidade de raça negra.

Essa história permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com