TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Sobre Interdisciplinaridade

Dissertações: Produção Textual Sobre Interdisciplinaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MAGALI MOREIRA

Produção Textual Interdisciplinar Individual:

INTERDISCIPLINARIDADE

Cornélio Procópio

2013

MAGALI MOREIRA

Produção Textual Interdisciplinar Individual:

INTERDISCIPLINARIDADE

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 6° Semestre apresentado as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais E. F.: Reflexão e Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Fundamentos da Gestão Educacional; Ensino das Artes; Seminário VI; Estágio Curricular Obrigatório II

– Educação Infantil da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

Prof. (as): Sandra Rampazzo, Juliana Fogaça, Vilze Vidotti, Laura Cabral, Suhellen Lee.

Cornélio Procópio

2013

1. CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE

Para se entender o termo interdisciplinaridade, deve-se partir da noção de disciplina. Segundo MORIN (2002), a organização disciplinar foi instituída no século XIX, notamente com a formação das universidades modernas; desenvolveu-se, depois, no século XX, com o impulso dado à pesquisa científica; isto significa que as disciplinas têm uma história: nascimento, institucionalização, evolução, esgotamento, etc; essa história está inscrita na da Universidade, que, por sua vez, está inscrita na história da sociedade.

Muitos autores conceituam interdisciplinaridade como substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária de ser humano. Ainda ao conceituar o termo Interdisciplinaridade, não se possui um sentido único e estável, trata-se de um conceito que varia, não somente no nome, mas também no seu significado. Entender o vocábulo Interdisciplinaridade foi e ainda é muito discutido, pois existem várias definições para ela, depende do ponto de vista e da vivência de cada um, da experiência educacional, que é particular.

Para JAPIASSU (1976, p.74): “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”.

FAZENDA (1994, p.41), diz que interdisciplinaridade “(...) é o ponto de encontro entre o movimento de renovação de atitude aos problemas de ensino e pesquisa e a aceleração do conhecimento científico”.

Nesse conceito, a autora Ivani Fazenda considera a interdisciplinaridade, primeiro como o fator desencadeador dos problemas de recursos humanos e materiais pelos quais vem passando o ensino e a pesquisa. Segundo, entende-se “aceleração do conhecimento” como um contínuo questionamento crítico da realidade fragmentada da educação, buscando um melhor entendimento da ciência.

A pesquisadora Heloísa Lück demonstra sua preocupação com a transformação do ensino, porém, mais que isso, aponta as dificuldades em aplicar esse processo num quadro, às vezes caótico, da maioria das escolas brasileiras; ela ressalta:

Como, então, trabalhar a interdisciplinaridade nas escolas onde professores não tomaram conhecimento do seu significado e não estão conscientes de sua importância, por estarem mais preocupados com questões comuns do cotidiano escolar? Seria impossível sua prática num contexto escolar sobremodo preocupado com questões corriqueiras, como falta de material básico escolar? (LÜCK, 1994:33)

Para existir interdisciplinaridade é preciso que ocorra uma troca mútua entre as diversas áreas do conhecimento. A ação interdisciplinar é entendida a partir de uma visão de totalidade, cujas partes não podem ser diminuídas e quando somadas serão sempre iguais ao todo.

Em outras palavras interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade, de integração, possibilitando o diálogo entre os interessados. Ela depende basicamente de uma mudança de atitude perante o problema do conhecimento, da substituição de uma concepção fragmentária pela unitária do ser humano, com o objetivo de articular o universo epistemológico com o pedagógico, para sua maior utilidade e aplicabilidade no ensino.

Assim sendo, a importância da interdisciplinaridade dentro da educação, está em ser uma janela aberta à construção de novos saberes que colaboram para a autonomia do sujeito e o tornam apto a interferir no meio em que vive.

2. PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES

2.1. Matemática (Geometria e raciocínio lógico) e Artes (Pintores brasileiros)

Tema: Tangram e obras de Arte

Atividade entre as diferentes áreas do saber, vinculando o Ensino de Matemática e Artes Visuais, o encontro de espaços onde a cooperação interdisciplinar transcenda a barreira das disciplinas nos espaços escolares e na construção das práticas educativas, envolvendo a leitura de imagens, a alfabetização visual, criação de materiais concretos e transformação em mosaicos, nas quais são abordados conceitos de geometria, frações, reta numérica para educandos do 6º ao 9º ano, os quais vivenciam a aproximação com os conceitos abordados por seus educadores de forma diferenciada, contextualizada e lúdica.

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas.

Abordar as obras e a vida de quatro pintores brasileiros, Tarsila do Amaral com os quadros “Abaporu (1928)” e “Operários (1933)”; Cândido Portinari

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com