TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de farinha

Tese: Produção de farinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

O recebimento de trigo em grãos é composto por equipamentos de transporte, que podem ser mecânicos ou pneumáticos, máquinas de pré-limpeza para retirar impurezas maiores e silos para armazenamento do trigo que está sendo recebido.

Vários tipos de equipamentos podem ser usados para essa finalidade. Nesta etapa, uma variável importante é a capacidade de fluxo, visando à descarga rápida do trigo, que pode ser recebido através de transporte marítimo, quando o moinho se localiza em região portuária e nos demais casos são utilizados os transportes ferroviário e rodoviário.

O suprimento é instável uma vez que os produtos agrícolas estão condicionados ao clima. Somando-se a isso, a falta de produção agrícola em relação à demanda brasileira aumenta a incerteza de suprimento.

A disposição de um diagrama de recebimento de trigo em grãos para moinho possui a estrutura conforme a Figura 3, porém cada moinho apresenta uma variação que difere pouco em relação a essa estrutura básica.

Figura 3

O processo de produção da farinha tem início com a preparação do trigo em grãos, onde é realizada a limpeza e o acondicionamento em silos.

Na limpeza do trigo em grãos utilizam-se diferentes princípios de separação e classificação para eliminar as impurezas contidas na massa de grãos. Os princípios utilizados na limpeza são: calibragem; triagem; magnetismo; influência da forma e densidade; tratamento de superfície; e classificação aerodinâmica com e sem a mesa densimétrica.

Além do aspecto sanitário, a limpeza é um pré-requisito para o acondicionamento, pois a presença de impurezas na etapa de acondicionamento resultará numa massa de grãos com características físicas heterogêneas, prejudicando o desempenho na moagem.

O acondicionamento do trigo em grãos consiste no tratamento por umidade, ou a combinação de calor e umidade com a finalidade de modificar as características físicas. Os objetivos são: favorecer a separação entre o endosperma e a casca; facilitar o peneiramento na moagem; evitar a moagem excessiva da casca; e facilitar o trabalho mecânico da moagem nos bancos de cilindros, melhorando o aproveitamento de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com