TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de garrafas de PET

Resenha: Produção de garrafas de PET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Garrafa pet

Todo o processo de produção das garrafas PET começa nas PETROQUÍMICO, onde o petróleo é retirado do solo e refinado através de muitos processos. Depois que o petróleo passa por todos os processos necessários, as indústrias Petroquímicas vendem vários derivados do Petróleo, um destes derivados é o PET. Depois de produzido o PET, as indústrias Petroquímicas o vendem às Indústrias de Plástico

O PET passa por cerca de 7 etapas até estar pronto para ser vendido

PRIMEIRA ETAPA : Secagem é uma das mais importantes

SEGUNDA ETAPA: Alimentação – É nessa etapa que ocorre a transição do silo e a entrada da resina de PET na máquina injetora. É durante esse processo que são adicionados aditivos à resina de PET. São esses aditivos: concentrados de cor, aditivos antichama, fibra de vidro, resinas recicladas, etc.

Durante este estágio a resina continua em estado sólido, seca e exposta a uma temperatura de cerca de 100ºC.

TERCEIRA ETAPA: Plastificação – É neste estágio que a resina muda de estado físico. O PET é aquecido e plastificado dentro do canhão de uma injetora, com zonas de pressão bem definidas. A temperatura durante este processo varia de 265ºC a 305ºC.

QUARTA ETAPA: Injeção- Através do processo de injeção, a resina de PET já plastificada é transferida para o molde de pré-formas. Há circulação de água gelada no interior do molde de pré-formas, logo a resina de PET endurece rapidamente, graças à baixa temperatura. Ao fim deste processo uma pré-forma da garrafa já se encontra pronta, com o gargalo definido.

QUINTA ETAPA: Condicionamento – Esta etapa pode ser realizada de duas formas, através do sistema integrado e do sistema de dois estágios.

No sistema integrado a pré-forma segue diretamente para o condicionamento, a uma temperatura de cerca de 100ºC. No condicionamento a pré-forma recebe um tratamento térmico, onde se aquece mais as partes necessárias.

No sistema de dois estágios, a pré-forma chega fria vinda do estoque, sendo aquecida em um forno. Neste forno a região que precisa ser estirada será condicionada. Depois de atingida a temperatura ideal a pré-forma estará pronta para o próximo estágio.

SEXTA ETAPA: Sopro – Com o auxílio de robôs, a pré-forma é colocada dentro do molde de sopro, que contem a forma final do produto. Um pino penetra o gargalo da pré-forma estirando-o com ar comprimido, a pressão varia entre 20 e 40 kgf/cm². O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com