TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de texto em grupo

Tese: Produção de texto em grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Tese  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

Trabalho de produção textual em grupo, afim de aprofundar os conhecimentos da visão sistêmica na administração de uma empresa; através das disciplinas de: Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional, Gestão de Custos e Metodologia Cientifica. Estudadas neste semestre.

Nome da empresa escolhida pelo grupo para execução do trabalho:

Pacaembu Auto Peças Ltda.

Nomes dos Entrevistados:

Rodrigo Menezes e Jean Carlos.

1 DESENVOLVIMENTO

 Fundamentos de Marketing

1ª Questão:

Como a empresa trata cada um dos 4 P’s: Produtos, preço, praça e promoção?

Segundo parecer dos entrevistados a empresa Pacaembu Auto Peças trabalha da seguinte maneira:

1.1 PRODUTO

O produto que a empresa escolhida comercializa é peças automotivas no atacado. Onde ela compra de um fabricante Nacional ou Importado para revender a seus clientes que no caso são varejos que revendem para seus consumidores finais e também para os frotistas.

É padrão da empresa que todos os produtos comprados por ela para revenda sejam de qualidade original. Ou seja, as mesmas oferecidas pelas Montadoras de veículos.

Como a empresa tem o foco em Caminhões, é certo que todos os produtos que a mesma comercializa é por uma necessidade de seus clientes já que precisam dar manutenção em seus veículos para trabalhar.

Os valores dos produtos esta totalmente de acordo com a capacidade do consumidor obter. Já que os veículos são para trabalho e o valor agregado de um veículo pesado é bem superior a qualquer peça de manutenção.

Conforme relata os entrevistados, as variedades de produtos é bem extensas. Avaliam os mesmos que, trabalham com aproximadamente quarenta e três mil itens em seu estoque. Todas com ótima qualidade, padrão original de montadora. As características dependem de cada veículo utilizado pelo consumidor. São mais de 250 fornecedores com sua própria marca. As principais são: Mahle Metal Leve, Filtros Mann, Sachs, Luk, entre outros... As embalagens seguem grande padrão de qualidade, outras não possuem embalagens por ter o tamanho demasiadamente grande.

Todos os produtos comercializados pela Pacaembu Auto Peças têm garantia conforme o fabricante estipula, e passível de devolução conforme normas da empresa. (prazos, defeitos, etc.).

1.2 PREÇO

Segundo os entrevistados pela empresa escolhida, os preços da Pacaembu Auto Peças são formados através dos custos dos mesmos. Ou seja, compra da fábrica, formam-se os custos que são: Preço da peça, encargos tributáveis, encargos financeiros e administrativos e outros.

Também na hora da venda em casos esporádicos ou especiais acompanham-se o preço dos concorrentes, embora o preço já esteja formado, conforme acima mencionado.

1.3 PRAÇA

A região de atuação da empresa entrevistada no caso, a Pacaembu Auto Peças, é todo território nacional. Começando com vendedor interno para o varejo que por fim se destina aos consumidores finais.

Podendo por vez realizar vendas interestaduais, através de um sistema chamado in-company.

1.4 PROMOÇÃO

As promoções da empresa Pacaembu Auto Peças, são montadas pelo seu departamento de Marketing, pelo gerente de compras e também pelos administradores de vendas, através da sugestão dos próprios vendedores.

Os canais das promoções são invariavelmente enviados via fax, e-mails, ligações, e vendas ativas através de representantes e equipe de promotores.

 Diagnostico Organizacional

2ª Questão:

Como a empresa monta sua estratégia e como lida com o fator “crise” (concorrentes ou novos produtos ou serviços que afetam seu mercado)?

R: Segundo relata os entrevistados da empresa Pacaembu Auto Pecas, as estratégias são montadas principalmente através do ano anterior que são seus objetivos anuais. Traçando-os com margens superiores a inflação do ano anterior, média de previsão de aumento de preço dos fabricantes onde são comprados os produtos e crescimento percentual desejado pelo corpo diretor da empresa.

Segundo informa os entrevistados da empresa Pacaembu Auto Peças, as crises são administradas através dos trabalhos, análises e reformulação e redefinição dos planos de ações. Embora a empresa entrevistada nunca ocorresse uma crise financeira em seus 50 anos de mercado. As crises existenciais são apenas de planos de ações e estratégias de vendas e resultados.

Como a empresa realiza o acompanhamento dos resultados empresariais e os indicadores de desempenho de processo? Existe uma metodologia de apresentação? Explique?

R: Segundo relata os entrevistados da Pacaembu Auto Peças, os resultados são acompanhados através de relatórios diários, semanais e mensais, pela administração de vendas. Onde podem acompanhar todos os resultados da empresa e tomar decisões e medidas necessárias onde há necessidade.

Os indicadores de desempenho são formados através de ranking que a empresa forma para cada vendedor no inicio do ano. Estes são acompanhados e redefinidos caso haja necessidade e/ou desempenho seja superior ou inferior ao definido anteriormente.

Não existe uma metodologia de apresentação, apenas acompanhamento gerencial de cada informação gerada pela empresa.

Em caso de haver um desvio da meta ou objetivo, como a empresa trata esse problema? Explique?

R: Segundo informado pelos entrevistados, todos os objetivos são formados nos indicadores de desempenho. E são acompanhados e redefinidos conforme necessidade. As metas são distribuídas a cada colaborador da equipe comercial passadas diariamente para os vendedores, no caso do mesmo não atingir o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com