TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professora Trabalho de História

Por:   •  5/3/2019  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de História

Respostas:

  1. No caso de Capanema é importante à ideia de que a educação não é neutra. O que é ensinado e como é ensinado passa sempre por uma escolha. Na época de Capanema a preocupação era com a unidade de ensino que deveria apresentar a nação. Por muito tempo, o ensino esteve nas mãos da igreja e como Ministro da educação Capanema representará uma época em que o Brasil buscava fortalecer o espirito de Patriotismo e nacionalismo. O aluno deve ser ensinado para constituição da nação pelo sentimento da nação, patriotismo com os valores morais, cívicos e Religiosos.

É necessária a ideia da nação, é preciso criar um sentimento em relação a ela. (território brasileiro e nação) esse sentimento é o Patriotismo.

  1. Vale lembrar que este texto é escrito por um Coronel; O que o Estado espera do professor? Neste período o Estado impõe ao professor. Todos são obrigados à seguirem á ordem do Estado. ( não há liberdade). A escola é a miniatura da Pátria. A educação usa a Pátria. Espera-se que a escola apele pelo lado sentimental/emocional; de que a escola cante hinos para seus alunos. A ideia de que a escola deve ser impositiva ( austeridade). O professor era o sacerdote livre de conduta incontestável. A ideia de nacionalista nos relembra as riquezas naturais e nossos valores. A ideia de Pátria é inquestionável, pois há um sentimento de linguagem Religiosa, há uma crença. Está envolvendo um sentimento, uma emoção e quando se há fé, crença, valores Religiosos não há questionamento.

  1. Esta metodologia do ensino aprendizagem é fragmentada de memorização distante da realidade do aluno, se transmite os fatos de um herói, sem criticar sem aprofundar nos acontecimentos. Se baseando apenas nos fatos, e não como acontecem, sem envolver aspectos políticos. Sem se comparar com os dias de hoje.
  1. Neste período (Republicano) eram os brancos que estavam dentro da escola. A grande preocupação deste texto: é a questão da etnia, fazemos parte de uma elite branca, que se opõe a maioria constituída de negros, índios e mestiços. No texto índios e negros aparecem como problema ético, social e moral. A elite branca, é a condutora do país e responsável pela continuidade da nação e da Pátria. A ideologia no texto o Branco é superior ao negro, pois o negro não agrega para constituição de uma nação. O texto diz que o negro não é inteligente e mal educado, indisciplinado... E para depurar (branquear) a raça humana é preciso trazer os imigrantes, porém os imigrantes trazem um problema tem características fortes, inteligentes, trabalhadores, empreendedor, o problema são ideias que não estão de acordo com a constituição de uma nação (ideias anarquistas e socialistas). O objetivo era pregar basicamente a igualdade. Para conseguirmos um progresso de uma ordem social é preciso copiar a Europa, e deixar de ser um país subdesenvolvido. Para ter um país subdesenvolvido é preciso ter um povo voluntarioso, sentimental e inteligente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com