TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá da disciplina Psicodiagnóstico do Curso de Psicologia, sob a orientação da Professora Maria Cecília.

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 2

                                    [pic 1][pic 2]

         

  TRABALHO DE PSICODIAGNÓSTICO

ALINE GONÇALVES – MATRÍCULA: 201407377833

BIANCA NORBERTO – MATRÍCULA: 201408022907

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO/2017

[pic 3]

TRABALHO DE PSICODIAGNÓSTICO

ALINE GONÇALVES – MATRÍCULA: 201407377833

BIANCA NORBERTO – MATRÍCULA: 201408022907

Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá da disciplina Psicodiagnóstico do Curso de Psicologia, sob a orientação da Professora Maria Cecília.

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO/2017

1 – Entrevista de Contato[pic 4][pic 5]

Nome: Thamires Norberto Baptista

Sexo: Feminino

Idade: 16 anos

Autor: Aline Gonçalves e Bianca Norberto

Interessado: Colégio Santa Mônica

2 – Entrevista Inicial [pic 6]

Em decorrência de dificuldade de adaptação as regras e normas escolares, atitudes excessivas de agressividade, dificuldades em relações interpessoais, a adolescente Thamires foi submetida a avaliação psicológica.

3 – Anamnese

A família tem total conhecimento do comportamento da adolescente, afirmando que desde pequena a mesma apresentava dificuldade no seu desenvolvimento social. Gostava de ficar isolada. Não conseguia se envolver emocionalmente com os membros da família, parecendo distante de todos, ficando evidenciado o caráter conflituoso na interação familiar.

4 – Planejamento da ação

Foram realizados entrevistas e aplicação de teste psicológico em 3 encontros de 1(uma) hora de duração em dias alternados.

5 – Análise do Material

Na primeira sessão de avaliação, a examinada demonstrou excessiva tensão, irritabilidade, agitação e ansiedade. A avaliação de personalidade foi realizada através da observação e da aplicação do Teste Casa, Árvore, Pessoa (HTP). Observou-se total conhecimento da realidade vivida por ela. Os principais traços encontrados foram: introversão, imaturidade, auto-estima negativa, egocentrismo, ambivalência de comportamento, oscilação de humor, insegurança, agressividade, falta de objetivos e interesse, excessiva fantasia, fixação por objetos, insatisfação com as normas e regras sociais, imprudência, satisfação com as situações de perigo, gosto pela velocidade, forte tendência piromaníaca e bastante capacidade para planejar ações.

6 – Produção Documental

Através dos dados analisados no psicodiagnóstico não foram verificados indícios de Deficiência Mental, porém, dificuldades de ordem social e afetiva, piromania, fixação por objetos, obsessão, pensamento auto-destrutivo e oscilação de humor. Diagnóstico: O paciente apresenta características de transtorno de personalidade anti-social, CID-10: F60.2 + F91.3. Encaminhamentos: Encaminhado para tratamento psicoterápico e acompanhamento psiquiátrico.

5 – Referências

CUNHA, J. A. Passos do processo psicodiagnóstico. Em: CUNHA, Jurema A. e Cols. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com