TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissional no mercado de trabalho a longo prazo

Projeto de pesquisa: Profissional no mercado de trabalho a longo prazo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho tem objetivo de apresentar os estudos, pesquisas com materiais com referencia do tema abordado, atividade tem a clareza de nos mostrar a definição e objetivo do profissional dentro do mercado de trabalho ao longo prazo.

De acordo com os artigos: Estudo mapeia competências profissionais exigidas nos próximos anos e Competências Profissionais essenciais no século XXI, as competências profissionais vêm se tornando cada vez mais necessária para que haja uma boa desenvoltura dos profissionais no mercado, desta forma os mesmos estarão garantindo seu lugar no mercado. Com o avanço tecnológico, a globalização e as necessidades que os consumidores possuem, as empresas estão crescendo muito rápido e tornando-se cada vez mais exigentes, pois o mercado fica mais competitivo e a busca por colaboradores com novas competências se faz cada vez mais presente. O problema que está ocorrendo nos dias de hoje é que ou os profissionais vão para fora de sua "zona de conforto" ou se acomodam e o risco está justamente em "acomodar", pois passam a achar que as coisas são como sempre foram e continuarão sendo e isso é um atraso no desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal, pois os profissionais precisam estar em constante movimento e desenvolvendo competências que garantam sua relevância profissional. O artigo Competências Profissionais essenciais no século XXI destaca sete competências consideradas indispensáveis para o profissional na atualidade conforme citadas abaixo:

1. Conhecimento tecnológico e de novas tendências -Com os novos produtos que têm sido disponibilizados para tornar as empresas cada vez mais inovadoras e eficazes em seus serviços e produtos, se faz necessário estar literalmente "antenado" para conhecer e utilizar estas novas tecnologias. A falta de conhecimento para utilizar as ferramentas disponíveis, acabará na perda da vaga para outro profissional mais preparado.

2. Aprendizado contínuo -A necessidade de se atualizar constantemente e fazer uma gestão consciente do conhecimento, pois na era da Informação, o conhecimento tornou-se indispensável e de fácil acesso como: cursos e graduações online, além dos vários cursos gratuitos disponibilizados por instituições sérias, como o SEBRAE e a FVG. Aprender é vital para a sobrevivência no mercado de trabalho. É preciso analisar coerentemente quais são os desafios futuros na caminhada profissional para se antecipar no aprendizado, criando diferenciais competitivos, agregar novas competências é fundamental.

3. Relacionamento interpessoal -O ambiente de trabalho é composto por pessoas com diferentes culturas familiares, regiões e, cada vez mais, estrangeiros compartilhando os mesmos projetos. A capacidade de se relacionar bem com as pessoas torna o clima organizacional agradável, cria sinergia na equipe e possibilita um ambiente de brainstorming e trocas saudáveis de ideias. O bom relacionamento interpessoal é fruto de uma boa comunicação, postura profissional adequada, integridade, educação e respeito ao próximo. Está diretamente relacionado à atitude pessoal no local de trabalho.

4. Visão global - A interatividade possibilitada pela internet está tornando as fronteiras cada vez menos distantes e realmente transformando o mundo em uma "aldeia global". Acontecimentos em países distantes geograficamente possuem um impacto tremendo em outras partes do mundo. É preciso enxergar mais do que o escritório, cidade ou país para antecipar possíveis mudanças, ameaças ou oportunidades profissionais.

5. Automotivação - O profissional que se mantém motivado de "dentro para fora" possui muito mais comprometimento com sua profissão, pois possui antes de tudo um compromisso pessoal de crescimento e alcance de metas. Nem sempre o ambiente ao redor proporcionará ânimo e motivação aos colaboradores, portanto ser auto motivado é um dos primeiros passos para estar acima da mediocridade, acima da média.

6. Equilíbrio emocional - Não basta ter uma excelente formação acadêmica se o emocional estiver em desequilíbrio, pois é imprescindível manter a calma e saber administrar as emoções para lidar com as pessoas e as decisões. Portanto, no gerenciamento de carreira é preciso focar não apenas na parte intelectual, mas priorizar o bem-estar emocional procurando manter uma boa rotina de lazer, exercícios físicos e alimentação saudável.

7. Inovação - A capacidade de inovar e "pensar fora da caixa" são de fato uma competência muito procurada pelas empresas do século XXI. O profissional que consegue criar novas alternativas no ambiente de trabalho apresenta comprometimento, conhecimento dos processos e habilidade de enxergar soluções. A inovação também é fruto de pessoas que questionam, duvidam não se conformam e estão sempre à busca de novos caminhos e possibilidades. Estes profissionais garantem os diferenciais competitivos das empresas e, portanto, são muito valorizados.

Empresas escolhidas na área de Lazer:

Cia. Lazer viagens de formatura.

História: A Cia. Lazer foi criada em 1989, pelo professor Luiz Ferreira, que tinha um sonho de organizar viagens de formatura com qualidade e segurança. O sonho se realizou e 21 anos depois a Cia. Lazer ostenta a liderança do segmento que criou.

Endereços: Unidade Higienópolis Rua Dona Antônia de Queirós, 549 - Conj. 1001 Higienópolis - São Paulo / SP. CEP: 01307-014 Tel.: (11) 3259.3534.

Unidade Morumbi Rua Doutor LuizMigliano, 1986 - Conjunto 502 Morumbi - São Paulo / SP. CEP: 05711-001 Tel.: (11) 3743.3100.

Facebook: https://www.facebook.com/cia.lazer?hc_location=timeline

Twitter: https://twitter.com/CiaLazer

Entramos em contatocom a agência e conversamoscom o funcionário André, o mesm orelatou que a empresa possui 20 funcionários no escritório e que na sua equipe possuem de 3 a 2 bacharéisem turismo, o mesmoinformou que nãopretendem contratar maisfuncionários por enquanto.

TotumViagens

História: A Totum Viagens que em latim quer dizer completo, nasceu do sonho de profissionais de turismo que motivados e com anos de experiência, sabiam que era possível o sucesso através de simples conceitos, como transparência e excelentes serviços.

Endereço: Av. Fagundes Filho, 77- Cj. 51- São Judas-SP- cep: 04304-010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com