TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissionalização Do Serviço Social Em 1929

Artigos Científicos: Profissionalização Do Serviço Social Em 1929. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2013  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 2

Em que contexto se profissionaliza o serviço social e quais as características que predominam o projeto profissional neste momento.

O Serviço Social se profissionaliza com a intercorrência entre processos econômicos, social, cultural, político e teórico, que se imbricam ao longo do tempo e geram um novo contexto histórico, pertinente a essa profissionalização. Ao analisar a historia do Serviço Social, alguns autores de diferentes posições teóricas e ideológicas, chegaram a uma conclusão equivocada e com relação de continuidade, de que o Serviço Social como profissão seria resultante de um processo acumulativo, com a organização e/ou evolução da filantropia, no entanto, o assistente social emerge no mercado de trabalho com o surgimento de um espaço sócio-ocupacional e no estabelecimento de condições histórico-sociais, que demandam novas ações aos profissionais para responder a questão social na era dos monopólios.

Deixando de lado a filantropia e a caridade, o assistente social passa a ser determinado pelo mercado de trabalho, com relação de assalariamento e com participação direta no processo de reprodução das relações sociais. A emergência do Serviço Social, devido a esse espaço que surgiu na rede sócio-ocupacional, faz com que o profissional se torne vendedor de sua força de trabalho, gerando mudanças que evolui em vários aspectos, entre eles a laicização, a regulamentação das relações de trabalho e a formação profissional. É a ordem monopólica que cria e funda a profissão de Assistente social, onde é incumbido de executar políticas publicas.

Através das políticas sociais que se abre o caminho para o reconhecimento do Serviço Social como profissão e para compreender simultaneamente a continuidade e a ruptura que assimilam a profissionalização. Contudo, enquanto profissão, ele não é posto somente pela lógica social e econômica da ordem monopólica, é também dinamizado pelo projeto conservador que se põe alheio a reforma dentro desta ordem.

Auxiliado pela crise de 1929, o Serviço Social latino americano, com grande influencia do norte-americano, adota como projeto profissional o desenvolvimento de Comunidade, cujo principal objetivo era contribuir para o bem estar coletivo e superar o atraso. Esse episódio se deu devido acirramento das expressões da questão social, sendo que os problemas que surgiram da sujeição econômica, do processo de proletarização da mão de obra e dos efeitos da expansão do domínio imperialista, criaram um obstáculo em que a única maneira de ultrapassá-lo seria através da tecnificação dos métodos de intervenção do assistente social. Deste modo, ele deixa de ser apenas executor de políticas sociais e passa a atuar na formulação, planejamento e execução dessas políticas em diversas áreas, como saúde, educação, habitação, assistência social etc. Bem como foi absorvido pelas grandes empresas e convocado a atuar em programas desenvolvidos pelas grandes agencias de Serviço Social, como LBA, SESC, SESI e NAC.

Apoiando a ideologia desenvolvimentista, o Serviço Social elaborou seus métodos a partir de um complexo esquema de execução que iniciava com a chamada investigação preliminar da ação, o diagnostico preliminar, o planejamento preliminar da ação, a execução preliminar e sua avaliação preliminar. Acompanhado por um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com