TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissão Bibliotecário/Suas Funções No Contexto Atual

Monografias: Profissão Bibliotecário/Suas Funções No Contexto Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 8

MAICLER VIEIRA SALGADO

PROFISSÃO “BIBLIOTECÁRIO”

SUAS FUNÇÕES NO CONTEXTO ATUAL

Londrina

2012

MAICLER VIEIRA SALGADO

PROFISSÃO “BIBLIOTECÁRIO”

SUAS FUNÇÕES NO CONTEXTO ATUAL

Trabalho apresentado à Disciplina 2BIB036 Fundamentos da Ciencia da Informação e da Biblioteconomia do primeiro semestre do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina.

Prof. Luciane de Fátima Beckman Cavalcante

Londrina

2012

RESUMO

Bibliotecário é um profissional liberal (bacharel, mestre ou doutor) que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele trabalha em Centros de documentação (Bibliotecas) e pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta. Por essas atribuições o bibliotecário é um Profissional da Informação, como também os arquivistas e museólogos segundo a (CBO) Classificação Brasileira de Ocupações. Ainda segundo a CBO o exercício desta ocupação requer bacharelado em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação ou Gestão da Informação. De acordo com o paragrafo acima, este trabalho visa apresentar um breve resumo do conteudo programático trabalhado em sala de aula durante este semestre como objetivo principal o entendimento da função do bibliotecário no contexto atual. Bem como seus princípios e teorias na ciencia da informação. Os principais aspectos na área e os segmentos no campo de atuação do profissional da informação, utilizando todo material oeferecido como base de pesquisa e aprendizado. Durante este semestre, podemos ter acesso à vídeos e exposições que apresentavam as diferentes unidades de informação, seus conceitos e tipologias. Também tiveram acesso a visita técnica no Museu da Lingua Portuguesa na Estação da Luz e no Centro Cultural de São Paulo. Esta é sem duvida uma disciplina importante que traz muitos conhecimento na area da ciencia da informação e um instrumento importante para o profissional que pretender atuar nos dia de hoje.

Palavras -chave: Biblioteconomia, biblioteca, bibliotecário e profissão.

De acordo com Milanesi (1983) “[...] Das placas de argila dos povos assírios e babilônios à tecnologia dos computadores, de museus de livros a arma ideológica de Estado, muitas foram as características e funções da biblioteca” . Ele expõe tudo isso e vai mais longe: propõe que. além de preservar a memória e organizar as informações, a biblioteca dê ao usuário a possibilidade de também a ele produzir bens culturais.

Sem duvidas, a todos que pretendem ingressar nesta área, não podem deixar de ler esta obra pois ela reflete a transformação da antiguidade para a visão de hoje. Apresenta as diferenças nos modelos, como, na biblioteca escolar, publica, universitária, especializada e nos grandes centros de documentação. Fala tambéms do desenvolvimento da informação nos centros e as politicas para as bibliotecas.

No texto de Targuino,2011 “[...] Biblioteca nos remete à possibilidade de acender à sucessão continua de grandes nomes que se mesclam com escritores e estudiosos[...]”. Ela chama a atenção para a importancia na luta dos livros nas bibliotecas e principalmente no exercicio da criatividade do trabalho deste profissional que atuará num mundo de constantes transformações.

Uma frase que chama a atenção no texto do bibliotecário Gottfried Wilheim Leibniz que diz: “O valor de uma biblioteca não depende do número de raridades ou preciosidades de seus livros, mas da qualidade deles”. Esta frase traz a importância de cada individuo na busca de informações pelo progresso da ciência e da pesquisa em geral, o interesse pelos assuntos e a necessidade de organização destas informações.

O termo biblioteconomia é derivado do vocábulo biblioteca que é formado pelos termos biblio(livro) e theke(caixa). É denominada Ciência da Informação como um processo de reunir, classificar e difundir documentos em todos os campos da atividade humana. Biblioteconomia é uma profissão à serviço de diversos ramos entre a biblioteca enquanto espaço fisico e dos diversos publicos que necessitam destes serviços. Podemos conclir que biblioteconomia indica e auxilia nos sistemas de serviços de uma biblioteca e ou instituição social.

No texto de Galvão, Maria.(1993), vimos as questões dos conceitos de e das possiveis relações entre os termos biblioteconomia, documentação e ciencia da informação bem como a relação entre eles.

Entendemos que bibliotecas organizam documentos enquanto que documentação organiza informações, portanto, bilbioteconomia e ciencia da informação podem ser conferidas como um importante instrumento atualizado através dos tempos para a melhor utilização e conhecimento dos usuários.

No inicio deste curso muitos comentários surgiram no tocante a pergunta das pessoas quanto ao nome da profissão. “...Biblio o que? ...O que é isto? ...Estuda o que? ... Para que serve?”. A falta de informação das pessoas quanto a profissão do bibliotecário, é muito grande e muitas vezes até para quem pretende ingressar na área, fica com receio da aceitação. Todos sabem da existencia das bibliotecas, mas desconhecem o verdadeiro papel de quem lá trabalha. Tanto pode ser um atendende comum, um funcionário sem formação ou mesmo um concursado.

[...] Assim bibliotecario é aquele que trabalha com livros. Mas, trabalhar com livros não é função exclusiva dele, o que ampliaria a idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com