TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissão Rh

Artigos Científicos: Profissão Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

O Profissional de Recursos Humanos: Trajetórias de Carreira, Percepções e Aspirações Quanto ao Mercado de Trabalho

Zélia Miranda Kilimnik, Anderson de Souza Sant’Anna

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa realizada junto a profissionais de áreas de Recursos Humanos (RH), visando investigar suas percepções e vivências quanto às transformações atuais descritas na literatura, em torno do conceito de carreira, bem como suas aspirações e expectativas quanto à configuração do mercado de trabalho na área. Para tal, foi realizada pesquisa quantitativa, envolvendo aplicação de questionário junto ao universo de profissionais de RH cadastrados na Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Seção Minas Gerais. Os resultados indicam que as trajetórias de carreira em RH ainda se dão, predominantemente, por meio de vínculos assalariados. Percentual significativo, no entanto, revela atuar como autônomo e, dentre os assalariados, metade indica intenção de se direcionar para essa modalidade de atuação. A percepção quanto ao mercado de trabalho, na área de Recursos Humanos, mostrou-se bastante influenciada pela condição de assalariado, autônomo ou desempregado, nas quais se encontra o profissional pesquisado.

Nunca o capital humano esteve tão valorizado nas corporações. Desenvolver pessoas, manter um bom clima organizacional e reter talentos são algumas das responsabilidades do profissional de Recursos Humanos, que vem ganhando maior espaço nas empresas por apresentar, nos últimos tempos, um posicionamento mais estratégico.

Do ponto de vista técnico, os novos profissionais de RH precisam desenvolver a noção de cliente interno – ter a consciência que não atuam apenas para uma diretoria ou para os donos da empresa, mas, enquanto protagonistas de RH, devem ter como cliente todos os setores da organização. “É interessante absorver conceitos de marketing para entender o que é um cliente na essência e saber que está prestando um serviço para seus pares”, aponta Rodrigo Oliveira, gestor da Faculdade da Vila Matilde (FAATESP) e especialista em gestão de pessoas.

Hoje, existem diversos estudos sobre gestão de pessoas que mostram que muitas vezes o profissional é contratado por suas habilidades técnicas, mas acaba sendo desligado da corporação por não desenvolver bem suas competências comportamentais. Para Oliveira, quando se fala em cargos de gerências e diretoria, isto fica ainda mais sensível: “habilidades como liderança, encarar desafios e ter flexibilidade são muito exigidas e devem ser bem trabalhadas”.

O intraempreendedorismo é uma competência fundamental para o profissional de RH do futuro. O engajamento com o negócio da empresa e a busca pela inovação nas atividades, são características marcantes que vão além das expectativas da empresa e que fazem com que o profissional se destaque. “Tecnicamente pode não ser o mais brilhante, mas a visão de negócio e a ousadia nas atividades fazem com que ele conquiste seu espaço”, explica o gestor da FAATESP.

Do ponto de vista das tecnologias, as empresas costumam ser muito parecidas e o que realmente faz a diferença é o capital humano. A gestão de pessoas é um setor que pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com