TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de reciclagem

Tese: Programa de reciclagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

A proposta a ser implantada resume-se, basicamente, em transformar resíduos sólidos oriundos da construção civil, como blocos, concretos, telhas e outros materiais inertes em matéria-prima para ser utilizada como base na pavimentação de ruas e avenidas, uma ideia criativa típica do perfil de um empreendedor social.

Processo é simples, inicia-se com o recolhimento dos resíduos até o Eco ponto da empresa, onde é feita a triagem, etapa fundamental que garante o envolvimento dos funcionários e evita que materiais de classificação não inerte ou até mesmo perigosos possam vir a ser inserido novamente no meio. Após a triagem o material é destinado ao britador de mandíbulas onde é moído e separado conforme tamanho de suas partículas. Depois de triturado, o material é reutilizado em diversos serviços de pavimentação e construção realizados pela empresa, como: construção de base de pavimentos, agregado na fabricação de concreto para passeio e material de enchimento de valas de redes de infraestrutura. Pois bem, é o conceito claro de eco-empreendedorismo. A empresa ajuda na limpeza do entorno de suas instalações e transforma o entulho em matéria prima para seu próprio desenvolvimento, diminuindo a aquisição de materiais nobres provenientes de pedreiras e jazidas naturais. É uma questão de gerar lucro e desenvolvimento para empresa sem perder as premissas fundamentais da sustentabilidade. Um processo inovador que garante o desenvolvimento sustentável. Reciclar o entulho garante vantagens econômicas, sociais e ambientais, tais como: economia na aquisição matéria prima, diminuição da poluição gerada pelo entulho e preservação das reservas naturais.

O ciclo para a implantação do projeto desde seu planejamento até o retorno financeiro, social e ambiental foi de aproximadamente um ano.

Benefícios esperados para organização e público alvo.

Os benefícios são inúmeros e envolvem valorização da imagem da empresa, conscientização e reeducação ambiental por parte dos funcionários internos, limpeza e melhoria das condições de higiene e saúde das comunidades que moram no entorno das instalações da Empresa, aparecimento de novos clientes e novos investidores e a mudança de hábito dos moradores do entorno na questão de destinação de resíduos oriundos da construção.

Um programa de reciclagem voltado para os resíduos gerados pela indústria da construção civil deve ter por objetivo a gestão dos mesmos de forma adequada, dentro de padrões de qualidade que apontem para a satisfação da totalidade dos envolvidos no processo construtivo. Esse programa deve se corporificar em políticas de curto e médio prazo, embasadas nos princípios de simplicidade, facilidade, incentivo, interação e busca de melhoria contínua.

A adoção de um programa desse porte deve buscar, também, a inversão da atual situação em que a administração pública corre atrás dos resíduos e dos problemas que eles causam, ofertando áreas adequadas para a sua correta disposição. Para tanto, se faz necessário abolir as práticas incorretas e introduzir novas práticas, sistematizando uma nova forma de solucionar os problemas, com maior eficiência e menor custo.

Nesse sentido, se faz imprescindível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com