TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer I Relatório Parcial

Dissertações: Prointer I Relatório Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER I)

RELATÓRIO PARCIAL

Itapipoca – CE

2013

1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho realizado na cidade de Itapipoca tem por objetivo viabilizar uma pesquisa interna, para elaboração de um plano de negócio, ou seja, trilhar caminhos para a criação de um novo empreendimento.

Apresenta-se também neste trabalho o grande mercado de vendas na área da cosmética a qual realizou-se a pesquisa, no intuito de desenvolver o projeto dentro desta área, muito ampla, mas que no entanto nos chama bastante atenção. Observou-se também que este comércio requer muito estudo e conhecimento do mesmo, já que está em constante renovação, ou seja, as tecnologias e as pesquisas avançadas nesta área aprimora cada dia o fascinante mundo da cosmética.

O ramo de atividade (cosmético) vem se expandindo a cada dia no mercado, pois o público que este comércio atende vem aumentando, principalmente por motivos de descobertas tecnológica e eficaz de produtos lançados no mercado.

A beleza e estética está em alta, atraindo assim consumidores de todas as idades e classe social. Por ser um mercado em constante mudança, os empreendedores que desejam investir nesta atividade, precisa está sempre antenado as novas tendências e os avanços na área da cosmética.

Segundo pesquisa do SEBRAE o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos e serviços de beleza, posicionando-se logo atrás dos Estados Unidos e do Japão. As perspectivas da economia brasileira são promissoras, o que aponta para um crescimento superior à média anual de 10,7% dos últimos 15 anos, bem como novas oportunidades de trabalho que pode superar a taxa de 8,1% ao ano.

2. SITUAÇÃO PESQUISADA

Diante da leitura do manual e uma pesquisa com o grupo, notou-se que todos deram a sugestão de desenvolver o projeto na área da cosmética, aonde o mercado vem crescendo a cada dia. O que se observa também é que a mídia é uma das grandes influenciadoras para o consumo deste determinado produto. A tecnologia também é uma grande aliada na criação de novos produtos lançados no mercado onde atrai diversos consumidores, sem distinção de sexo e classe social.

A comercialização desses produtos no mercado de Itapipoca é desejável, mas é bom lembrar que a cada novo dia nossa cidade vem se expandindo, o que dá oportunidades a abertura de novos negócios. Sendo assim, é convidativo o lançamento de um novo plano de negócio em nossa cidade. Vale ressaltar que este é apenas um inicio do inicio, para que isso aconteça muitos planejamentos e avalições sobre o mercado serão analisados.

Segundo Dornelas, um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições. Todos os dias entra no mercado novos empreendimentos, dessa mesma maneira aqueles que tiveram um bom plano de negócio deixam de existir, dando oportunidade aos novos empreendimentos.

“O Brasil continua a reunir bons motivos para ser considerado a “meca” do consumo de produtos de higiene e de beleza. A começar pelo faturamento líquido da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em 2012, que deverá corresponder a R$ 29,3 bilhões. A alta em relação a 2011 foi de 15,9%, uma das maiores taxas de crescimento observadas nos últimos quinze anos no desempenho desse setor e uma das mais altas entre todos os setores que participam da indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com