TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA ( PROINTER I I ) RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

POLO UNIEDUCAÇÃO 22498- UBERLÂNDIA

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA ( PROINTER I I )

RELATÓRIO PARCIAL

DIREITO EMPRESARIAL

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Tutora Professora Presencial: Osleina Silveira

UBERLÂNDIA – MG

2014

POLO UNIEDUCAÇÃO 22498- UBERLÂNDIA

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA ( PROINTER I I )

RELATÓRIO PARCIAL

Edmar dos Reis Ferreira RA – 8741880510

Elaine Melo de Oliveira RA – 9904005284

Mariza de Fátima de Souza Fernandes RA – 8951195178

                                   Rita de Cássia Dias Egídio da Costa RA – 8375824178

Eteocles da Costa Vinhais Junior RA - 1299400295

UBERLÂNDIA - MG

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ORGANIZAÇÕES        4

3 O PAPEL DAS EMPRESA DENTRO DA SUSTENTABILIDADE        5

4 RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS         6

5 GESTÃO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL         8

6 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL        9

7 GESTÃO AMBIENTAL NO GRUPO INOXEL        10

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


1  INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a contribuição de tecnologias de gestão aplicadas à necessidade de garantir a melhor relação entre as organizações e o meio ambiente, garantindo sua sustentabilidade.

A empresa que será analisada será o Grupo Inoxel, uma caldeiraria industrial com quase 10 anos de mercado e com vários clientes pelo Brasil, inclusive multinacionais.

Nos dias atuais a responsabilidade empresarial, em relação ao meio ambiente, deixou de ser apenas uma postura diante das imposições e cobranças da sociedade para se transformar em atitudes voluntárias e conscientes, fazendo com que as empresas percebam que seu próprio futuro depende dessa mudança de visão.

Estar disposto a essa mudança de paradigma é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, incentivando as empresas a se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Este cenário que, a princípio, parece colocar as organizações numa situação complicada no que diz respeito às suas relações com a natureza, deve ser encarado como uma oportunidade para que elas passem a implementar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa as exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas.

2  A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ORGANIZAÇÕES

A sociedade moderna, na qual a tecnología está cada vez mais forte os  produtos industrializados ganham  espaço e hoje dominam o mercado. Mas todas essas “vantagens” produziram um prejuízo com o qual a sociedade como um todo deverá arcar: é a destruição do meio ambiente.

A poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza, sendo responsável pelo aquecimento global o que causa  varios impactos ambientais. Em razão disso foram criadas leis por meio de varios encontros internacionais, em que se decidiu minimizar a poluição provocada pelas empresas. As organizações aderiram a várias medidas para previnir e controlar, compensar e remediar a poluição no meio ambiente. As indústrias  estão cada vez mais conscientes da necessidade de adotar práticas de gestão ambiental e pretendem ampliar seus investimentos destinados à proteção do meio ambiente.

Existem diversas áreas de atuação para as empresas que querem investir na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento social. Contudo essas ações só geram resultados se forem executadas de forma séria e substancial, e trabalhando em conjunto com a sociedade.        

 A sustentabilidade para Gray (2003) é um conceito difícil de aplicar em qualquer corporação individual. Ele é basicamente um conceito global. Mas isto não significa que não tenha aplicação em corporações – como, na verdade, um número cada vez maior de empresas e grupos solucionadores de problemas corporativos está rapidamente reconhecendo.

Essa conscientização nos conduzirá ao desenvolvimento sustentável, definido no Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum), elaborado pela Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (1988), como “aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades”.

Toda empresa deve ter a preocupação e engajamento nas questões de sustentabilidade. Estudos e discussões de como a logística pode ajudar o meio ambiente, como, por exemplo, com embalagens mais sustentáveis ou através da logística de armazenamento e reaproveitamento de materiais produzidos pela própria empresa.

3  O PAPEL DAS EMPRESAS DENTRO DA SUSTENTABILIDADE

Com o avança cada vez mais forte das indústrias e empresas se apresenta graves danos à natureza, tais como:

- Perda de biodiversidade

- Aterramento de rios e lagos

- Redução do regime de chuvas

- Redução da umidade relativa do ar

- Aumento do efeito-estufa

- Comprometimento da qualidade da água

A preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais foco de preocupação da sociedade e os agentes envolvidos demonstram de forma bastante dinâmica suas ambições e expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com