TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II

Artigo: Prointer II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE JUAZEIRO (BA)

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ANA CLAUDIA LIMA DA COSTA- RA 425914

JEAN ARAÚJO BALBINO DOS SANTOS – RA 432825

OSÓRIO DA SILVA SANTOS – RA 410478

JOSELIO CARLOS DO NASCIMENTO – RA 442680

WISLLES DA SILVA SOUZA – RA 435287

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA (PROINTER II)

Professor presencial: ODETE AMORIM

JUAZEIRO – BA

2013

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Projeto experimental de viabilidade para a implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) na empresa WIL MOTOS, que atua no seguimento de moto peças atendendo com peças e serviços, tendo como proprietário o Sr WISLLES DA SILVA SOUZA a mesma esta situada a Pça Pedro pereira primo, Nº 10, alagadiço, Juazeiro-BA. O nome desta empresa surgiu da abreviação do nome do proprietário, os pontos fortes desta empresa são: a localização que esta de fácil acesso, os preços dos serviços e peças bem abaixo do mercado, o profissionais qualificados e treinados para atender bem e manter o ambiente limpo como também as motos por eles consertadas, a instalação do programa empresa limpa ambiente sadio. Os pontos fracos são: O alto custo para implantação do programa, a dificuldade de acesso aos órgãos competentes para o recolhimento dos materiais e resíduos estocados, a cultura dos clientes com este tipo de gestão.

Quanto à abordagem, foi uma pesquisa com características qualitativas e quantitativas. Utilizou-se da pesquisa de levantamento como meio de obter eficiência com relação à exploração das amostras pertencentes ao universo da pesquisa. As fontes de dados foram concentradas em microempresas que atuam no segmento de oficinas mecânicas de motos no município de Juazeiro-BA, onde foram utilizados como fontes de dados da pesquisa, os funcionários e clientes, todos selecionados através de critérios não-probabilísticos por conveniência. Para coleta de dados, foram utilizados questionários do tipo estruturado, com perguntas diretas e de múltipla escolha e também a técnica de observação sistemática. Procurou-se evidenciar as estruturas que essas empresas oferecem atualmente, com relação à parte física, acompanhando os procedimentos no atendimento aos clientes e a variedade de serviços que são disponibilizados ao público consumidor, assim como a opinião dos consumidores, na avaliação dos serviços. Conforme todas essas informações colhidas, percebeu-se que não existem empresas que apresentem este diferencial, seria uma boa na avaliação dos consumidores locais que tivesse este tipo e qualidade nos serviços. Com analise SWOT previamente realizada, serão selecionada uma oportunidade, uma ameaça, um ponto forte, um ponto fraco, para serem trabalhado com objetivo de aproveitar a oportunidade, amenizar a ameaça, oportunizar o ponto forte e mitigar o ponto fraco. Portanto, serão criados quatro (quatro) objetivos com desmembramento de cinco (cinco) ações direcionadas para o alcance dos objetivos estratégicos criados.

A grande maioria das empresas atuais está sofrendo grandes mudanças nas ultimas décadas, pois, a visão contemporânea das organizações com relação ao meio ambiente insere-se no processo de mudanças que vem ocorrendo na sociedade nas últimas décadas e que, faz a empresa ser vista como uma instituição sociopolítica com claras responsabilidades sociais que excedem a produção de bens e serviços. Portanto, esta responsabilidade social implica em um sentido de obrigação para com a sociedade de diversas formas, entre as quais, a proteção ambiental.

A preocupação que a sociedade vem demonstrando com a qualidade do ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Acrescente-se a tais exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e Normas, como a Série ISO 14000, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade.

A implantação sistematizada de processos de Gestão Ambiental tem sido uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões. Assim, a gestão ambiental no âmbito das empresas tem significado a implementação de programas voltados para o desenvolvimento de tecnologias, a revisão de processos produtivos, o estudo de ciclo de vida dos produtos e a produção de “produtos verdes”, entre outros, que buscam cumprir imposições legais, aproveitarem oportunidades de negócios com a visão de investir na imagem institucional.

Conceituam gestão ambiental como um conjunto de técnicas e disciplinas que dirigem as empresas na adoção de uma produção mais limpa e de ações de prevenção de perdas e de poluição. Para nos que compomos a WIL MOTOS o sistema de gestão ambiental deve envolver as seguintes áreas de atividades das empresas: elaboração de políticas (estratégia), auditoria de atividades, administração de mudanças, e comunicação e aprendizagem dentro e fora da empresa. A gestão ambiental, enfim, torna-se um importante instrumento gerencial para capacitação e criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja o seu segmento econômico. As ações de empresas em termos de preservação, conservação ambiental e competitividade estratégica produtos, serviços, imagem institucional e de responsabilidade social - passaram a consubstanciar-se na implantação de sistemas de gestão ambiental para obter reconhecimento da qualidade ambiental de seus processos, produtos e condutas obtidas por meio de certificação voluntária, com base em normas internacionalmente reconhecidas.

Por intermédio do protocolo de quioto foram criados os chamados créditos de carbono

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com