TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV - Relatorio Parcial

Exames: Prointer IV - Relatorio Parcial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Introdução

1 Defina o conceito de Gestão do Conhecimento

1.1 Criação do conhecimento

2 A Velocidade das mudanças nas organizações

2.1 Entrevista com líderes de empresas

3 As principais características de Gestão de Conhecimento

Considerações finais

Referencias

INTRODUÇÃO

A gestão do conhecimento dentro das organizações, focando no compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.

Iniciamos o desenvolvimento do trabalho através do conceito de gestão do conhecimento, segundo definição de dois autores. Sabemos que, uma das grandes vantagens competitivas no mercado, está na valorização do capital intelectual dentro das organizações. A captação e transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito, além da sua retenção e compartilhamento que agrega valores aos resultados do negócio, retornando aos funcionários como processo de aprendizagem.

Alguns modelos de processos de criação do conhecimento podem ser utilizados dentro da gestão do conhecimento. Para este trabalho, apresentamos o processo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização) que é a espiral de criação do conhecimento conforme Nonaka & Takeuchi (1997).

Considera-se que o sucesso da gestão do conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo, sabemos que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas, já que as mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápidas.

Este trabalho aborda estas questões, analisando ainda por meio de entrevista a dois líderes de empresas, características e resultados da aplicação da gestão do conhecimento dentro das organizações e também as barreiras que dificultam a gestão do conhecimento.

1 DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é definida por Angeloni (2008) como sendo “um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações”. Para Angeloni, é importante gerenciar os processos para se alcançar os objetivos da organização.

Segundo Murray (1996) a gestão do conhecimento é “uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização - informações registradas e o talento dos seus membros - em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade”. Nesse enfoque, a gestão do conhecimento, tem a função de apoiar e orientar, a partir de um planejamento estratégico que inclui a informação e o conhecimento e a melhor forma de capitalizá-lo.

Nos conceitos acima, percebemos a importância do capital intelectual para as organizações, reconhecendo o valor das pessoas dentro delas. A gestão do conhecimento envolve principalmente a gestão de pessoas, pois são elas que detêm o conhecimento. Este conhecimento pode ser classificado em dois tipos: explícito e tácito. O Conhecimento explícito está documentado e pode ser facilmente comunicado e compartilhado. O Conhecimento tácito é um conhecimento pessoal e complexo, vem da experiência, formada dentro de um contexto social e individual.

Um grande desafio para as organizações é transformar este conhecimento tácito em conhecimento explícito. Podemos citar como exemplos de GC aplicadas nas empresas, o “e-learning”, que é a utilização da tecnologia para desenvolvimento de redes e teias de conhecimento e o desenvolvimento de “benchmarking” interno que gera o compartilhamento de ideias.

1.1 Criações do conhecimento

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Uma das formas das organizações favorecerem a criação de conhecimento novo na empresa é criando ambiente onde as pessoas possam inovar criar e compartilhar o conhecimento, além de contratarem funcionários competentes e habilidosos para exercerem as funções.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

A organização deve proporcionar autonomia para que seus funcionários tenham a liberdade de disseminar seus conhecimentos, promovendo ações motivadoras e investindo em tecnologias, como ferramentas, para criar, armazenar, resgatar e distribuir conhecimentos, assim todos os colaboradores podem se apropriar deste conhecimento novo.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

O conhecimento pode ser retido na empresa através do compartilhamento do mesmo, que pode acontecer, por exemplo, através de treinamentos de pessoal.

d) Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento – Processo SECI – e faça um desenho ilustrativo.

A criação do conhecimento é um processo contínuo de interações dinâmicas entre o conhecimento tácito e explícito, no qual são definidos por quatro modalidades de conversão do conhecimento conhecida como SECI (socialização, externalização,combinação e internalização).

* Socialização é um processo de conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. É um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades compartilhadas.

* Externalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Este processo acontece, através de ações que possam ser entendidas pelos outros. Na forma de metáforas, conceitos, hipóteses e modelos.

* Combinação é um processo de conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É a sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. Este modo envolve a combinação de diferentes conjuntos de conhecimentos explícitos criando um novo conhecimento explícito.

* Internalização, processo de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito. É um processo intimamente relacionado ao “aprender fazendo”. Quando são internalizadas nas bases do conhecimento tácito dos indivíduos sob a forma de modelos mentais ou know-how técnico compartilhado.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com