TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III RELATÓRIO PARCIAL

Ensaios: PROINTER III RELATÓRIO PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  5.494 Palavras (22 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora Presencial: Keiliane Garcia

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLÓGOS IV

(PROINTER IV)

Dionézio Martins Sodré ¬- RA 409159

Katiane de Jesus Rosas - RA 411371

Laudiceia dos Santos Araujo – RA 423842

São Luis/MA

2014/2

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNÓLOGOS IV (PROINTER IV)

TEMA: Porque as organizações devem implantar um projeto de Educação Corporativa aliada a Gestão do Conhecimento? De que forma a área de cargos e Salários e Benefícios pode contribuir?

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação do Projeto interdisciplinar Aplicado Aos Cursos Superiores de Tecnólogos IV (PROINTER IV).

São Luís/MA

2014/2

APRESENTAÇÃO:

Este artigo aborda a questão da educação corporativa aliada a Gestão do Conhecimento, ou empresarial, como um salto evolutivo da área de treinamento e desenvolvimento das empresas. Buscou-se na literatura o embasamento para entender o processo atual, através das teorias administrativas e da teoria do capital humano, explicitando os aspectos que evidenciam a preocupação dos empresários com a formação dos seres humanos que compõem as empresas através de mudanças que não se resumem na sua ampliação ou sofisticação, mas sim de uma evolução do gerenciamento de pessoal.

Para tanto, fez-se inicialmente uma incursão teórica no cenário do atual ambiente de negócios. Na sequência, abordou-se a gestão de pessoas, norteada pela gestão do conhecimento e gestão de competência. Em seguida, comentou-se sobre a educação corporativa, enfatizando o papel da educação como elemento formador de competências. Por último, concluiu-se que a educação a distância é, na atualidade, um importante método para facilitar o processo de ensino-aprendizagem no mundo corporativo, mas também existe a preocupação de algumas empresas com a interação entre os participantes para que o treinamento possa ser inteiramente eficaz.

Nesse artigo embasamos também a grande importância de uma politica dentro da empresa eficaz de planos de cargos e salários e benefícios. O plano de cargos e salários é uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa exploratória bibliográfica, com ênfase nas publicações da última década.••.

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1. Conceitos de Educação Corporativa

3. Fundamentos, missão e objetivos.

4. O desafio da Gestão de Pessoas

5. Gestões de Competências do conhecimento

5.1. Desenvolvimento de pessoas e criação do conhecimento organizacional.

6. Educação no local de trabalho

7. A importância da Administração de Cargos e Salários na empresa

8. Conclusões

9. Referencias Bibliográficas

INTRODUÇÃO

A mudança que vem ocorrendo nas empresas quanto à educação não está apenas no nome “Treinamento & Desenvolvimento”. O que ocorre é uma significativa mudança de paradigma na educação corporativa, em que não basta mais treinar funcionários para que eles adquiram mais qualificação, mas é preciso desenvolver, nestes funcionários, uma maneira totalmente nova de pensar e agir, para que eles possam estar permanentemente aptos a desempenharem suas funções e se adaptarem, ou melhor, ainda, se anteciparem as mudanças e dinâmica do mercado e dos negócios.

Essa mudança também acontece no mundo do trabalho onde se observa que a busca por melhores condições de aprendizagem que garanta ao funcionário uma melhoria da sua empregabilidade é muito maior do que a busca por uma empresa que ofereça mais segurança no emprego.

Educação Corporativa, não se trata de conjuntos de salas de aula, mas sim estruturas de processos organizacionais que permitem a criação e sistematização de uma cultura de aprendizagem contínua, com a utilização de inúmeras ferramentas teóricas e práticas para promover o aprendizado, agindo principalmente, a partir do próprio recurso intelectual e pessoal da empresa, onde os funcionários aprendem uns com os outros, organizados em forma tutorial, e compartilham experiências, ideias e informações, no sentido de solucionarem problemas reais da empresa.

Após o rompimento com o velho paradigma educacional, não haverá mais espaço para consultores externos que não forem flexíveis o bastante para contextualizarem seus conhecimentos com a realidade e as necessidades das empresas. Neste modelo, os docentes teóricos, repletos de titulações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com