TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer O CONCEITO

Projeto de pesquisa: Prointer O CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.709 Palavras (23 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

Hoje vivemos numa época de constantes mudanças, em que as reais necessidades dos clientes se alteram com a renovação tecnológica e com a rapidez na troca de informações, sendo alimentada por uma concorrência acirrada, estabilidade econômica e desejo de consumir.

A nova disposição empresarial reflete a imensa capacidade das empresas modernas para se adaptarem ao meio-ambiente, como uma das formas inteligentes de atenuar os riscos operacionais do sistema empresarial e, ao mesmo tempo, criar mecanismo de consenso, simpatia e produtividade. Sobretudo, as empresas procuram gestores, não mais “chefes generais” - autoritários de outrora -, capazes de liderar seus funcionários, com criatividade para se adequar às mais diferentes situações e ainda assim atender às expectativas que o mercado exige. Visto que surge uma visão empreendedora de enxergar o mercado e a relação com o trabalho de forma mais flexível, estando mais aptos para encontrar oportunidades onde inicialmente existia uma crise. Hoje, as empresas estão muito mais preocupadas com o bem-estar das pessoas que fazem parte de seu núcleo de trabalho, favorecendo a realização pessoal, demonstrando reconhecimento pelo valor profissional, oferecendo oportunidades de promoção, dando responsabilidade a cada um, tornando agradável o próprio trabalho e possibilitando o crescimento do indivíduo, fazendo com que as organizações possam atingir maiores níveis motivacionais de seus empregados.

E como toda organização humana, uma empresa tem a necessidade de ser direcionada por alguém (diretor) para influir nas atividades dos grupos, para atingir suas metas. Esta autoridade está correlacionada com a liberdade que sempre deve estar presente no trabalho em equipe, porque as pessoas quando trabalham em grupos, une a capacidade intelectual de cada um, atuando de maneira responsável, participativa e cooperativa, a fim de afirmar suas próprias idéias com criatividade, solucionando os problemas que afetam a produção de bens e serviços da empresa. Ou seja, o líder continua a dirigir atentamente a realização da tarefa, mas também dá apoio sócio-emocional. Envolve as pessoas em discussões de trabalho (participação), reconhece e elogia (carícias psicológicas), ouve as pessoas, proporciona respeito, amizade e calor humano, valoriza as boas idéias e induz a arriscar, onde todos podem definir sua opinião, gerando contentamento e satisfação. O líder enxerga que com a valorização do profissional da empresa a que gere, ele conquista fortes aliados para conseguir pôr seus projetos em prática. Com todas essas informações não fica difícil prever o porquê da parcela de importância de um bom gestor no desenvolvimento, aperfeiçoamento e resolução de problemas em uma empresa. Uma vez que carrega em si a força da mudança e da renovação, na crise encontra oportunidades antes inimagináveis, expõe o problema em questão da melhor maneira possível, não esconde as dificuldades e mostra empreendedorismo em suas idéias e ações. Trabalha a pressão a seu favor e tende a aceitar sugestões dos que estão ao seu redor e transmite-lhes confiança e credibilidade. Procura aberturas no mercado, descobre novas formas de redução de desperdício e de custo, assume riscos pensando no progresso em longo prazo, descobre erros internos e externos, pensa como empresa, age como organização.

CONCEITO

Para os autores Lacombe e Heilborn (2008, p. 354) “liderança e o processo de exercer influencia sobre o comportamento das pessoas para atingir objetivos em determinadas situações”.

Segundo Robbins (1943, p. 371) “liderança e o processo de influencia pelo qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas”.

De acordo com Ribeiro, (2003, p. 62) “liderança e a característica que se espera do gerente, chefe ou supervisor, e que deve ser demonstrada na condução do processo produtivo, por meio do desenvolvimento e do aproveitamento pleno da criatividade do grupo a ele subordinado, de modo a alcançar a satisfação de todos”.

Com base nos conceitos dos autores apresentados acima se compreende que liderança e a atividade exercida por um líder em um determinado grupo de pessoas motivando e influenciando os liderados de forma justa, para que possa chegar ao objetivo proposto com sucesso.

ORIGEM

De acordo com a enciclopédia Mirador Internacional (1987, p. 6790) “A palavra liderar vem do verbo inglês to lead, que significa, entre outras coisas, conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, capitanear, atravessar”.

O primeiro registro dessa palavra está datado em 825 d.C. Os diversos conceitos a ela ligados relacionam-se com os do latim, ducere, que significa conduzir (no português - duzir, precedido de prefixos), cujo conjunto semântico influenciou as derivações de to lead. Em 1300, documentou-se leader, “condutor, guiador, capitaneador”, aquele que exerce a função de conduzir, guiar. Também nessa época surge leading, substantivo de to lead, traduzido por “ação de conduzir”. Leadership, em 1834, emerge como

“dignidade, função ou posição de guia, de condutor, de chefe”.

Entendemos que liderança vem de uma origem inglesa, que significa conduzir um grupo de pessoas de forma ética para chegar a um objetivo em comum pré-determinado, onde os lideres deverão comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos para que todos possam atingir suas metas.

JUSTIFICATIVA

Neste trabalho, serão apresentados os principais conceitos e teorias sobre liderança, como os líderes conseguem chegar ao poder; de que maneiras buscam transparências em seus projetos, informações, procedimentos para alcançar os objetivos; como assumem o papel e a coragem de liderar um grupo e tomar decisões em situações de risco; o que os leva a ter um bom desempenho, motivação, criatividade, produtividade e o sucesso de gerar equipes vencedoras conseguindo sobreviver no mercado competitivo atual, através da mudança de paradigma, implantado por gestores preparados e com visão empreendedora, com percepção de novas oportunidades e responsabilidade com a empresa e todos que fazem parte dela. O presente estudo visa analisar o quanto determinado tipos de liderança influenciam a empresa na resolução de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com