Projeto Alimentação Saudavel
Dissertações: Projeto Alimentação Saudavel. Pesquise 863.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/5/2014 • 696 Palavras (3 Páginas) • 392 Visualizações
PROJETO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Uma alimentação saudável é a base do meu bem estar.
E o meu bem estar é a base da minha felicidade...
Autor Desconhecido
PROJETO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
INTRODUÇÃO
Há um ditado popular muito famoso que diz que "é de pequenino que se torce o pepino". A explicação da expressão está no fato de que é possível direcionar o crescimento desta planta até a colheita. Isso é semelhante ao que ocorre quando alguém apresenta um comportamento às crianças da creche. Neste momento, elas agem muito por repetição, imitando o comportamento dos adultos ou dos colegas.
Esta atitude pode ser aproveitada para o que costuma ser um problema para muitos pais: a alimentação. Comer corretamente pode ser ensinado aos pequenos e é uma estratégia muito mais eficiente do que fazer barganhas ou prometer doces caso comam frutas e verduras. É fundamental que a criança não cresça associando comida saudável a um dever que será recompensado com algo que ache mais gostoso.
É comum que os pequenos se precipitem ao afirmar que não gostam de uma comida, principalmente se ela não for colorida, vistosa, doce ou já conhecida. Ajude a mudar este hábito indicando boas alternativas para as refeições da creche e mostrando que comida saudável pode sim ser muito gostosa.
Para crescer com saúde o corpo precisa de doses altas de alimentos energéticos, como carboidratos, e construtores, como proteínas. É necessário consumir também os reguladores (frutas, legumes e verduras), que auxiliam as atividades celulares e regulam todo o metabolismo fisiológico. É importante ter isso em mente na hora de apresentar comidas às crianças. Experimente as texturas, as formas, o cheiro e o paladar de frutas e verduras e oriente os pequenos a conhecerem estes alimentos. Claro que o professor não pode deixar de reconhecer que as frituras têm gosto agradável ao paladar - e as crianças sabem disso. Mas é preciso saber, desde cedo, os riscos que as pessoas correm ao abusarem desse tipo de alimentação. Portanto, conscientize os alunos para a necessidade de todos os nutrientes na alimentação diária.
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Sabe-se que a alimentação é importante não somente para satisfazer as necessidades nutricionais da criança, mas deve ser vista também como fator educacional, quanto à mastigação, deglutição e contato com novos sabores. A forma de aprendizagem em relação à alimentação adquirida durante a vida destaca-se nos primeiros anos, sendo muito importantes para o estabelecimento de bons hábitos alimentares.
Preocupadas com tais hábitos, para se obter uma alimentação saudável, justifica-se trabalhar este tema, o qual contribuirá para que as crianças conheçam variedades de alimentos e conscientizem-se da importância dos mesmos para nossa saúde, adotando hábitos de alimentação saudável.
OBJETIVO GERAL
Promover o conhecimento de alimentos saudáveis, bem como o seu consumo,e a consciência de sua contribuição para o desenvolvimento físico e intelectual sadio, de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Ampliar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de alimentos;
 Diferenciar os alimentos quanto: fruta, verdura, legume, carne, e sabor de cada um: doce, salgado, azedo;
 Estimular práticas alimentares saudáveis;
 Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
 Desenvolver a criatividade;
 Estimular o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita;
 Reconhecer a importância da higiene no momento das refeições.
CONTÉUDOS
 Saúde e bem-estar (higiene e alimentação);
 Comunicação oral e corporal;
 Música: cantos, ritmos, gêneros musicais;
 Matemática: cores, formas dos alimentos;
EIXOS
 Linguagem oral e escrita;
 Matemática;
 Música;
 Artes visuais;
 Movimento;
 Identidade e autonomia;
 Natureza e sociedade;
ESTRÁTEGIAS
 Confecção de frutas em EVA para decorar a sala;
 Ouvir, cantar e dançar a música: “Rock das Frutas”;
 Realizar um teatro com fantoches de frutas imitando a música “Rock das Frutas;
 Cozinhar macarrão colorido e legumes para que os pequenos usem a colher ou a mãozinha e comam se divertindo;
 Preparação e degustação de sucos saudáveis (beterraba com laranja, couve com laranja, mamão com laranja);
 Oferecer frutas para que as crianças sintam a textura e em seguida auxiliá-las na degustação;
 Assistir e imitar a coreografia DVD Xuxa 10;
 Contação da história: “O sanduíche da Maricota”;
 Participação da família enviando frutas para preparação de salada de frutas;
 Oferecer aos alunos sobremesas saudáveis como: gelatinas, salada de frutas, e mousse de frutas.
AVALIAÇÃO
Será feita mediante a observação, reflexão e registro dos avanços das crianças e também do desenvolvimento das capacidades das mesmas.
...