TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto - Alimentação Saudável

Artigo: Projeto - Alimentação Saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO ALIMENTAÇÃO

Tema: Alimentação saudável

Público: Educação Infantil II e III

Período: março / abril

Duração: 4 semanas

1 – Justificativa

Conforme nos informa os RCNEIS: Sendo a Educação infantil considerada a primeira etapa da educação básica, esta tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, que contempla a Formação social e pessoal, Conhecimento de Mundo, Identidade e Autonomia, Música, Artes Visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. A complementaridade entre a instituição de educação infantil e a família é importante nessa fase da vida.

A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima às pes-soas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais, com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas. Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelece. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Dentre os recursos que as crianças utilizam, destacam-se a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal. (RCNEI)

Mediante isso, as escolas bem como seus professores devem propor e propiciar às crianças formas de aprender fazendo uso da ludicidade, que é peculiar nas crianças da educação infantil. Sendo assim, a elaboração deste projeto contempla não só o conceito sobre uma alimentação saudável, mas principalmente os meios e de como a conseguir.

Este projeto será dividido em quatro etapas, visando aprendizagem por meio de história dramatizada, diferentes tipos de alimentos, músicas que falem vídeos com história sobre a semente, experimentos e a construção de um livro ao final do trabalho.

2 – Descrição da realidade

O Colégio Fundação Saber, objeto da implantação deste projeto, pertence à rede particular de ensino, esta localizada no bairro da Saúde, zona sul de São Paulo, sob a legislação municipal e a Secretária de Ensino do Ipiranga, oferecendo o Ensino Educação Infantil que compreende do maternal ao infantil III, com dois períodos, integral e meio período, sendo o período da manhã destinado à recreação e o período da tarde, para atividades desenvolvidas e aplicadas por professoras pedagogas, auxiliares de classe e uma professora nível magistério, com um total de 40 alunos

O prédio que utilizamos possui 2 andares. No primeiro piso, há 1 sala de ginástica, 1 sala de vídeo, 1 sala para o maternal I e 1 banheiro, 1 sala para o maternal II, 1 sala para diretora, 1 sala para psicóloga, 1 refeitório, 1 banheiro feminino e 1 masculino e um lavatório para escovar os dentes. No piso inferior, há 1 sala para o Infantil I, 1 sala de informática, 1 sala para o Infantil II, 1 sala para o Infantil III, 2 salas para materiais pedagógicos, 1 banheiro masculino e 1 feminino, 1 lavatório para os dois, pátio e quadra, 1 sala para judô e ginástica, 2 banheiros no pátio, sendo um masculino e outro feminino .

O corpo docente da escola é composto por 4 professoras que atendem do maternal I ao Infantil III, 1 professora de educação física, 1 professor de judô e 1 professora de ballet.

A gestão é composta por: 1 gestor escolar, 1 coordenador pedagógico, 1 psicológa e 1 mantenedora.

O processo de ensino é estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), baseado na construção do conhecimento e na interação com o meio que se faz de diversas maneiras, ou seja, pesquisas na biblioteca, recursos áudio-visuais, livros didáticos e paradidáticos, sendo o professor mediador no processo ensino-aprendizagem, valorizando o conhecimento prévio de seu aluno e zelando pela formação integral da criança como um todo.

3 – Objetivos

Nossos objetivos com a elaboração deste projeto e sua execução são: que a criança possa identificar vários tipos de alimentos, desenvolver o conceito de alimentação e saúde, desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas, estimular a criatividade e imaginação, bem como também desenvolver a psicomotricidade e a socialização utilizando a linguagem escrita, oral, visual, motora e corporal, os jogos e brincadeiras, como meios lúdicos, que contribuem para o aprendizado na Educação Infantil.

4 – Material:

• Papel

• Lápis

• Lápis de cor

• Impressora

• Computador

• Caixa de som

• Sala ambiente para vídeo

• Potes plásticos (iogurte)

• Garrafas pet

• Algodão

• Terra

• Água

• Cartolina

• Máquina fotográfica

5 – Metodologia

O projeto terá início com uma roda de conversa para sondar o que as crianças conhecem sobre uma boa alimentação, o que se fará por meio de questionamento pela professora aos alunos. Após todas as crianças expressarem seus pensamentos, serão feitas as seguintes perguntas: Quais alimentos são bons para a saúde? Quais os alimentos que podem prejudicar nossa saúde? Como ter um bom hábito alimentar? Cada aluno fará seus comentários e irão expor suas ideias que serão ouvidas e anotadas para, em seguida, a educadora iniciar a explicação do que é uma boa alimentação, tendo como base, inclusive, o que foi dito pelos alunos. Após todos estes questionamentos e de ter ouvido as respostas dos educandos, vai ser explicado como o feijão brota, cresce e dá a vagem por meio de uma história, que será lida pela professora, e as crianças a representarão. A turma será orientada a fazer os movimentos de acordo com a história lida ao comando da professora. Em seguida, farão atividade para ordenar as etapas de plantio e germinação do feijão, o que ocorrerá por meio de pintura.

A cada dia as crianças farão atividades que envolvam português, matemática, arte e ciências por meio de advinhas, colagens, música, poesia, linguagem escrita e oral e jogos de memória, envolvendo desenhos e números escritos, oportunizando a relação de quantidade, cores e formas geométricas bem como estimulando a criatividade e imaginação, desenvolver a psicomotricidade e a socialização.

Será feito o experimento do plantio do feijão, primeiramente usando potinhos plásticos com algodão molhado e grão de feijão e após a germinação desse grão, utilizar garrafas pet cortadas ao meio, formando pequenas jardineiras, para fazer a transferência dos potinhos para as jardineiras e, dessa forma, elas poderão observar as fases do plantio à germinação, devendo, elas próprias, cuidarem da plantinha, regando-a todos os dias. Com essa experiência que pode ser feita também com grão de milho, batata, cebola, cenoura, beterraba dentre outros, é esperado que as crianças compreendam de onde vem os alimentos que comemos e como são cultivados.

Finalizado essa parte do projeto, os alunos vão realizar pesquisas: uma sobre os vários tipos de leite e seus benefícios, como a importância do cálcio no organismo em desenvolvimento, quais os produtos derivados dele e, como são produzidos. O professor vai pedir para as crianças conversarem com os pais para trazerem figuras das fontes produtoras de leite e uma lista de alimentos derivados do leite.

A segunda etapa é sobre a importância da qualidade da alimentação no desenvolvimento das crianças. Elas pedirão à mãe que anote durante três dias tudo o que consumirem em casa (nos horários da refeição e nos intervalos), que deverá ser anotado e enviado para a escola.

Depois disso, a professora fará uma analise dos alimentos que as crianças consomem, apontando a possível carência alimentar de cada um e, em seguida, falar sobre a importância de nos alimentarmos com produtos naturais como frutas, verduras, legumes, grãos e sucos naturais em vez de balas, doces, refrigerantes, chocolates e sucos artificiais.

Todas as etapas serão registradas por meio de fotografia que serão expostas na escola e facebook do colégio.

6 – Abrangência:

Este projeto será desenvolvido com as turmas Infantil II e III, que compreende as crianças na faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.

7 – Cronograma

Primeira semana: Roda de conversa, explicação por meio de leitura e dramatização da germinação do grão de feijão.Vídeo João e o pé de feijão, vídeo e música Semente. Inicio do experimento, a plantação do grão de feijão.

Segunda semana: Atividades direcionadas para alcançar os objetivos pretendidos neste projeto, que serão realizadas utilizando materiais descritos no item 4.

Terceira semana: Serão feitas as pesquisas descritas no item 5 e o fechamento pela professora com registros individual de cada participante, bem como a avalição.

Quarta semana: Montagem do livro com as atividades realizadas durante o projeto e o resultado do experimento, que é observar o pé de feijão que começa a crescer.

8 – Avaliação

A avaliação será feita no decorrer das aulas durante as atividades. O produto final dessa avaliação será a montagem de um livrinho com todas as atividades que desenvolveram e a plantinha germinada.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. RCNEI. Brasil MEC 1988. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf (Acesso em 28.12.2012)

BRASIL, Ministério da Educação. RCNEI. Brasil MEC 1988. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf Acesso em 28.03.2012

http://www.pragentemiuda.org/2009/03/projeto-alimentacao-1-nivel.html (Acesso em 28.03.2012)

JOÃO e o pé de feijão (www.youtube.com.br)

GERMINAÇÃO. Disponível em http://www.youtube.com//watch?v=yLgN1wak

_k (Acesso em 28.03.2012)

...

Baixar como  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »