TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Alimentos, Empresas, Higiene, Informação, Manipulação.

Por:   •  8/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto de Extensão

“Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos (BPMA) em restaurante na cidade de Naviraí-MS”

Palavras chave: Alimentos, Empresas, Higiene, Informação, Manipulação.

RESUMO

O projeto de Boas Práticas deverá ser direcionado de maneira a descrever as atividades realizadas no serviço de alimentação para atender aos itens exigidos pela legislação sanitária que se deve incluir, no mínimo, segundo a Resolução ANVISA RDC no 216/2016, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios; a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; o controle da água de abastecimento; o controle integrado de vetores e pragas urbanas; a capacitação profissional; o controle da higiene e saúde dos manipuladores; o manejo de resíduos e o controle e a garantia de qualidade dos alimentos preparados. Neste material é apresentado um conjunto de medidas que devem ser adotadas por indústrias e estabelecimentos produtores de alimentos, com o intuito de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos produzidos nos estabelecimentos de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos - COD - 100 à 002.0001, regulamentada pela Portaria MS nº 1.428 de 26 de novembro de 1993.

INTRODUÇÃO

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de medidas que devem ser adotadas por indústrias e estabelecimentos produtores de alimentos, com o intuito de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos produzidos (BRASIL, 2004).

Para que se possa garantir a qualidade e a segurança dos alimentos servidos nos estabelecimentos, são necessários procedimentos que garantam as Boas Práticas de manipulação de alimentos (BPMA) e um dos instrumentos mais utilizados para que se mantenha uma boa qualidade nos alimentos servidos depende também da qualidade da informação e a atualização da equipe, levando em consideração o cenário atual em que o Brasil se encontra em que nunca se foi tão necessário as boas práticas de higiene e manipulação adequada dos alimentos perecíveis principalmente aqueles servidos prontos para o consumo em restaurantes e lanchonetes que serão o público alvo desse projeto  capaz de englobar todos os pontos que necessitam de fiscalização dentro de uma Unidade de Alimentação. O termo alimento seguro (food safety)tem como definição a garantia de consumo alimentar seguro no âmbito da saúde coletiva. São produtos livres de contaminantes de natureza química, biológica (microrganismos vivos), física ou de outras substâncias que possam colocar em risco a saúde dos consumidores (Spers & Kassouf, 1996 apud Cavalli, 2001). A divulgação é um dos recursos mais utilizados quando se almeja proporcionar a informação e o esclarecimento sobre algo, causar impacto em determinado público alvo e promover uma disseminação de determinado conhecimento.

        Portanto, este projeto tem como objetivo realizar o treinamento em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em um restaurante da cidade de Naviraí-MS.

OBJETIVOS

 Objetivo geral:

Promover a educação em saúde com ênfase na produção de alimentos seguros e realizar o treinamento em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em um restaurante da cidade de Naviraí-MS.

Objetivos Específicos

- Capacitar manipuladores de alimentos de um restaurante da cidade, no que se refere aos procedimentos de boas práticas na produção e manipulação de alimentos de acordo com a legislação sanitária vigente;

- Desenvolver materiais didáticos pedagógicos e instrucionais a serem utilizados na promoção da educação em boas práticas de manipulação;

- Avaliar a percepção de risco no seu ambiente de trabalho transferindo conhecimento de manipulação correta dos alimentos as participantes do curso, e possibilitar aos participantes a aplicação do conhecimento adquirido, por meio da prática assistida no curso de capacitação para manipuladores de alimentos;

- Contribuir para a sensibilização dos participantes do curso de capacitação acerca da importância do controle higiênico sanitário no processo de produção e manipulação de alimentos, visando a elaboração de um produto seguro.

- Elaborar uma cartilha que possa ser disponibilizada para o estabelecimento, com todos os conhecimentos repassadas sobre BPMA.

METODOLOGIA

        Na primeira etapa do projeto serão feitos, uma revisão bibliográfica e o desenvolvimento de um minicurso a ser ministrado ao dono do estabelecimento. Em sequênciaserá ministrado um curso de BPMA diretamente com os manipuladores de alimentos, ou seja, os funcionários. Será aberto espaço para debates sobre as dúvidas que possam ter surgido sobre as BPMA, com acompanhamento e coleta de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com