TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Atividade I

Monografias: Projeto De Atividade I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

Pré-projeto, trabalho solicitado na disciplina de Projetos de Atividades I, como requisito avaliativo parcial para o 7º Semestre do curso de Administração.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4

2. APRESENTAÇÃO DO PRÉ-PROJETO...................................................................... 4

3. JUSTIFICATIVA 6

4. OBJETIVOS 6

4.1 GERAL 6

4.2 ESPECÍFICOS 7

5. METODOLOGIA DA PESQUISA 7

6. CRONOGRAMA 8

7. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Organização de estoque e vendas em uma empresa

Formulação do Problema

Qual é a melhor maneira de manter organizado o estoque de uma empresa de Auto Peças? Quais os benefícios que a empresa terá ao organizar o seu estoque? Muitos empresários da reparação não sabem, mas manter um estoque mínimo, com as peças de maior fluxo, corretamente armazenadas e prontas para serem usadas, pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. É imprescindível que as maneiras corretas de estocagem sejam respeitadas, para que a peça seja aplicada corretamente. O estoque é uma reserva de peças e componentes quea oficina deve ter para atender as necessidades e emergências do dia-a-dia. Em primeiro lugar, é preciso determinar o tamanho do seu estoque, e para isso deve-se considerar o fluxo de veículos da sua oficina e seu ramo de atuação. A preocupação atual deve ser manter o estoque mínimo sem prejudicar o atendimento do cliente dentro do prazo estimulado.

Preocupar em agradar o cliente é o primeiro passo, porque com isso podemos desenvolver o nosso projeto e assim alcançar resultados positivos com relação a vendas de peças automotivos. A empresa deve ter produtos de boa qualidade, e estar sempre preocupado em oferecer e servir o que há de melhor no mercado de peças automotivas, pois sabe que poderá ter um ótimo retorno, rentável e satisfatório.

2. APRESENTAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

2.1 Oportunidades em determinada área - O empreendedor interessado em montar uma loja de autopeças, deve conhecer bem o ramo de negócio em que está se envolvendo. Um dos principais fator a serem adotados pela empresa para o sucesso do negócio está o conhecimento de administração de controle do estoque, planejamento das compras e estrito controle de inventários, receitas e despesas.

2.2 Forças, fraquezas, ameaças e oportunidade do projeto - Pontos fortes das empresas do setor: agilidade no atendimento ao consumidor, profissionais qualificados, manutenção e disponibilidade no estoque, facilidade de pagamento, de negociação e de troca de informação entre as empresas do varejo e organização do setor. Ponto fraco: problemas na parte financeira, de ingestão de estoque, de fluxo de caixa e de layout de loja.

Dificuldades ou ameaças encontradas na cadeia de autopeças: Em busca de melhores preços, a cadeia produtiva, muitas vezes, é desrespeitada. Sobre isso um entrevistado esclarece que para o dono da oficina oferecer um preço melhor para o consumidor, ele vai comprar direto com o distribuidor; a loja, na ansiedade de buscar um preço melhor, passa por cima do distribuidor e vai até a indústria. Houve referência à presença de novas empresas no estado, vindas de outras localidades e que não tem respeito pela cadeia de comercialização. Oportunidade do projeto: Oferecer atendimento diversificado ao cliente, melhores formas de pagamento e entrega.

2.3 Cliente / fornecedores – Clientes: foco em todas as pessoas que possuem automóveis. Fornecedores: grandes distribuidores de peças com preços baixos e alta qualidade em produtos.

2.4 Demanda de mercado para o produto – Existe demanda do mercado interno e externo, motivado principalmente pelas montadoras que exercem grande influência sobre os preços das mercadorias, não havendo muita margem de negociação para os empresários.

2.5 Tempo e dinheiro para atingir os objetivos – Mais ou menos um investimento de R$ 50.000,00 mil reais. Esta análise pode variar e serve apenas como base de planejamento; em um tempo previsto de 06 meses.

2.6 Gastos pré-operacionais – A empresa terá gastos com equipamentos: computador, telefone, emissor de cupom fiscal, vitrines para os produtos, balcão, prateleiras para estoques das peças; gastos também com o registro da empresa e caso seja necessário terá gasto com treinamento de funcionários.

2.7 Lucros, custos mensais e perspectivas de receitas – Lucros: serão obtidos através das vendas de peças. Custos mensais: E empresa terá custos com pagamento dos fornecedores, funcionários, honorários, e outros custos ainda a serem identificados. Perspectivas de receitas: As perspectivas de receitas serão por meio das técnicas de vendas comportamentais, porque as técnicas de vendas usadas por cada um é diferenciada, cada um usa suas melhore técnicas para conquistar resultados superiores em vendas e atingir metas e objetivos.

2.8 Quantidade de vendas necessária para a empresa se manter – É importante checar a viabilidade do negócio, e com base em informações sólidas e confiáveis, devemos analisar o quanto será necessário a empresa vender para poder se sustentar no mercado, é preciso fazer um planejamento financeiro que dê suporte para que a empresa sempre esteja estável.

2.9 Áreas de atuação, possibilidades de mercado – O mercado de autopeças no Brasil caracteriza-se por uma longa cadeia empresarial, cujo ponto de partida é a produção de autopeças. Através dos distribuidores e das lojas de autopeças, chega à oficina mecânica independente e, por fim, ao consumidor final. É um mercado que movimenta cerca de R$ 60 bilhões por ano, entre fabricantes, distribuidores, varejo e oficinas.

2.10 Principais concorrentes e os possíveis substitutos – A rivalidade entre os competidores evidencia-se nadisputa por posições táticas que envolvem preço, propaganda, introdução de novos produtos, ao consumidor ou melhora nas vendas, com o objetivo de aumentar o mercado de vendas. A seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com