TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Exames: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  4.269 Palavras (18 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Aparecida Ferreira

Produção Textual

Interdisciplinar e Individual

Ribeirão das Neves

2013

Aparecida Ferreira

Produção Textual

Interdisciplinar e Individual

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção Textual Interdisciplinar Individual – Projeto de Ensino – Anos Iniciais

Professores: Sandra Deodato

Carlos Eduardo Gonçalves

Vilze Vidoti

Sandra Regina dos Reis

Okçana Battini

Ribeirão das Neves

2013

EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Existe em nossa cultura uma situação que ainda não está bem resolvida, que se coloca em como direcionar este ensino para as diversas faixas etárias. Ainda existe a problemática de se conseguir educadores com conhecimentos não só de teorias, mas aplicativos para o uso adequado das mesmas. O ensino parte de muitas etapas e sua união acresce em dinamismo para que ao ser efetuado possa direcionar corretamente como será feito na direção de se ter clareza e hegemonia ao conceber toda a necessidade para começar a ensinar na Educação Infantil, base de todo o conhecimento que deverá ser automatizado sempre. Conhecemos vários métodos diante da evolução dos tempos e precisamos dimensionar que mesmo com tanta tecnologia não esquecer que o ser humano é uma máquina de corpo e mente e que esta mente tem que estar voltada para uma direção certa.

São muitas as etapas dentro do Ensino e colocando-o em um projeto estamos dando condições de diagnosticar de forma diferenciada as situações do ensinar dentro de uma realidade ainda vivida por nós, brasileiros, não muito codificada como cobrança. Não adiante ensinar se este conhecimento não for passado adiante e cobrado levando o profissional a sempre apresentar ações educativas que vão se adequando às mudanças nos tempos globais. “O todo” não pode interferir na qualidade do “individual” porque ele não seria adequado às realizações de ações que venham colaborar com o Ensino Infantil em suas mais diversas áreas. O ser humano precisa aprender desde pequeno que ele pode fazer a diferença diante de situações que o levem a lucrar diante do conhecimento que irá receber. Não daremos fé de nossas ações se não houver alguém nos cobrando por elas e as crianças dos tempos atuais sabem como cobrar de seus professores em sala de aula. Professores é que devem ficar atentos para que não fiquem olhando para um universo que caminha mais rápido do que se pensa. É preciso atualizar, reciclar e se organizar.

Palavras chave: Educação, Limite, Projetos, Transparência, Determinação, Cidadania, Instrumentalizações.

SUMÁRIO

Educação Infantil............................. 1/2

Origem Educação Infantil.............. 3

Legislação....................................... 4

É preciso objetivar mudanças........ 5/6/7

Um dia para todos............................. 7/8

Um dia de aula sem aula.................... 8

Conclusão............................................ 9

Referências Bibliográficas................... 10

Anexo.................................................. 11

INTRODUÇÃO

Quando começamos a estudar, nosso foco sempre é alguma coisa que achamos ter capacitação para fazer. Escolhemos diante do que imaginamos ser uma dimensão para alcançar nossas metas. A Educação é uma delas e somos levados a acreditar que educar é ampliar conhecimentos que devem ser aplicados de forma constante e transparente. A Educação Infantil, que se remete aos Anos Iniciais de uma criança em sua vida escolar é antes de tudo uma necessidade básica pra todos porque se torna os primeiros passos para o crescimento e desenvolvimento de nossas estruturas para o futuro.

Ensinar é um desafio e educar para o ensino se torna uma dimensão maior ainda. Somos responsáveis por levar a educação de forma a deixar se notar o desenvolver constante e equilibrado para que possa ser passado com a certeza de plena absorção dos elementos necessários a uma boa conduta. O ensinamento quando caí em terra fértil só tende a se multiplicar.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Sabemos como a responsabilidade ao se aplicar os ensinos iniciais dentro da Educação Infantil nos remete a inserir esta educação básica, que é a infantil começar em seus primeiros anos de vida. Ninguém precisa esperar que uma criança comece sua vida no âmbito escolar porque a casa, o âmbito familiar é sua primeira escola. É de lá que ela vai gerar toda sua postura diante da realidade em que vive. Na Educação Infantil encontramos o desenvolvimento de várias formas como o integral, físico, psíquico, intelecto e também não deixando de ser importante o desenvolvimento social envolvendo atribuições do papel fundamental do professor. Devem-se desenvolver práticas em ações diárias diante de uma rotina, mas também se pensando numa dinâmica que coloque as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com