TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Empresa pesquisada: Unicompra Supermercados Ltda

A empresa pesquisada tem um porte de média empresa com 17 lojas e um Cd de distribuição todos localizados no Estado de Alagoas. Atua na área do varejo supermercadista oferecendo aos clientes além dos produtos industrializados, como os enlatados por exemplo; também tem sua presença nos produtos de padaria, açougue, rotisseria ( diversos lanches ), restaurante, frios e hortifrúti.

Possui um total de 1.500 funcionários que estão distribuídos em todas as lojas ocupando diversas funções como: Açougueiros, Padeiros, Repositores, Separadores, Conferentes, Digitadores, Faturistas, Caixas, Compradores, Caixa Geral, Encarregados, Gerentes, Supervisores e Diretores.

Em sua estrutura organizacional a empresa está composta por diferentes setores: Rh, Financeiro, Compras, Cadastro de produtos, Contábil, Marketing, Cpd, Administração, Manutenção, Transporte, Logística e Segurança.

A gestão da empresa se apresenta de forma bem flexível, pois, possibilita um diálogo aberto entre a diretoria e todos os funcionários. Não há dificuldades para um funcionário apresentar suas ideias como também insatisfações quanto a algum assunto. Há uma politica de crescimento profissional interno onde a “prata da casa” é sempre valorizada, dessa forma, um separador de hoje pode ser o conferente ou encarregado de amanhã.

Há um bom relacionamento entre patrão e colaborador, produzindo um ótimo ambiente de trabalho. As discussões em busca dos ajustes necessários são discorridas de maneira respeitosa entre ambas as partes.

A empresa busca motivar a equipe criando diferentes metas nos diferentes setores tendo em vista suprir suas necessidades como também uma melhoria no soldo dos funcionários.

Quanto a abordagem da Administração, sem desconsiderar as demais, pois a empresa apresenta vez por outra alguns dos fatores das outras abordagens; foi possível perceber uma forte prevalência na abordagem comportamental e o estudo das necessidades humanas.

Dentro do desdobramento da Teoria comportamental, a liderança da empresa se enquadra na Teoria Y, pois foi observado em suas reuniões com os colaboradores vários momentos em que se expressou o desejo de que fosse usado o livre arbítrio na execução das tarefas dando ênfase na busca pela satisfação pessoal no dever cumprido e não apenas no fazer por obrigação.

No entanto, apesar de uma liderança baseada em princípios da melhor igualdade possível, ocorrem desperdício de tempo por alguns funcionários que de alguma forma buscam apresentar suas insatisfações por atitudes de descompromisso em seus deveres. Isso gera ociosidade em alguns momentos que serão refletidos no final do expediente quando parte do trabalho não foi concluído por falta de um maior envolvimento desses colaboradores.

A empresa, através de sua liderança busca resolver esse problema com a já citada política de incentivos como também com treinamentos constantes diretamente com uma psicóloga que trabalha fazendo rodízios programados nos setores diversos da empresa. Isso tem apresentado bons resultados chegando a ocasionar do próprio funcionário, quando realmente não tem interesse em continuar na empresa, a buscar o término de seu contrato, geralmente chegando a um acordo.

A nossa equipe pode perceber que há um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com