TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Monografias: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Falar de sexualidade e discutir sobre suas diversidades é dar orientação e assistências ao aluno alem de contribuir para a evolução de uma sociedade democrática e justa, com esse enredo a sociedade deveria se sustentar na escola, onde a mesma é um lugar privilegiado para práticas de políticas públicas que causam mudanças de comportamento nas crianças e nos jovens, contribuindo assim para sanar o preconceito e a discriminação em relação aos homossexuais.

A homossexualidade apesar de ser um tema atual e polêmico, a sociedade ainda faz questão de silenciar. Embora previsto nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), (Brasil, 2000) a escola não vem cumprindo seu papel de inclusão.

Tenho como objetivo de base para essa pesquisa e futuramente para a monografia é verificar o preconceito a alunos de orientação sexual homossexual dentro do âmbito escolar.

Como vivencia sobre o tema abordado, tenho visto muitos amigos, e muitas entrevistas de como o preconceito vive e como vem sendo abordada ou não nas escolas nos departamentos escolares e fora dela, a temático homossexualismo e preconceitos sempre me chamou a atenção, resolvi falar sobre isto por que ás vezes sinto na pela o olhar preconceituoso das pessoas.

Atualmente, as questões da sexualidade e da homofobia vêm sendo abordadas como dificuldades sociais. Assim tendo sido tratado como tema transversal, com o objetivo de implementá-lo por toda a área pedagógica e propagar seus resultados o PCNs ,trabalhou apresentando alguns conceitos relacionados a diversidade sexual e ainda mostrou que através de temas conforme nos orienta os PCNs ,é possível levar o assunto para o espaço escolar a fim de determinar e entendimento de sexualidade,objetivando com essas ações combater a homofobia considerada por nós uma ação discricionária,que considera a outra pessoa como diferente,por vezes,inferior ao demais na sociedade.

O trabalho que elaborarei futuramente utilizarei de uma pesquisa quantitativa que investigue a percepção dos alunos na escola frente a homossexualidade. Para tal vou buscar respaldo bibliográfico como direcionador das concepções acerca da homossexualidade, tendo o embasamento teórico sobre informações da historia da sexualidade, para assim facilitar a compreensão e o entendimento da homossexualidade tendo como palavra chave deste futuro trabalho. Quando buscamos conhecer a história da homossexualidade para depois discorrer sobre a homossexualidade vemos que entrelaçando estas concepções estão os fatores culturais, mais especificamente preconceito, estigmas e estereótipos, que se torna claro o enraizamento de pensamentos pré-conceituosos em parte dos alunos, função do que aprenderam culturalmente em relação ao tema homossexualidade.

As dúvidas sobre a sexualidade são inúmeras. Apesar de a sexualidade ser algo comum a todos, ela aparece como uma incógnita carregada de desconhecimento, ocasionando por preconceitos, moralismo, dúvidas ou mesmo informações incorretas que auxiliam e /ou agravam a geração destes fatores (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999).

Muitas considerações referentes á sexualidade permanecem no âmbito da especulação, dentre estas cabe ressaltar a homossexualidade, que ao longo da historia foi associada á doença, á perversão ou á criminalidade.

Várias questões me instigam a explorar o tema, além da curiosidade que me incentiva a conhecer os caminhos delineadores para e pela homossexualidade, suas nuances e seus, poréns, tal pesquisa seria relevante mesmo sem explanar os motivos pessoais que me levaram a conduzi-la.

A exploração deste tema requer muita cautela, pois além de ser um tema polêmico traz uma das muitas responsabilidades do profissional pedagogo e junto a estas, informações e conseqüentemente reflexões muito importantes, uma vez que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com