TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Trabalho Universitário: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 TEMA....................................................................................4

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA....................................................4

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.........................................4

4 OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS...............................4

5 JUSTIFICATIVA...................................................................4

6 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS............................5

7 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA............................................6

8 CRONOGRAMA...................................................................8

9 RECURSOS/ORÇAMENTOS...............................................9

10 REFERÊNCIAS....................................................................10

1. TEMA:

Contabilidade Gerencial

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Contabilidade gerencial: estudo de campo exploratório em empresas de Ituiutaba.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

Como a contabilidade pode ajudar na tomada de decisão nas empresas em Ituiutaba?

4. OBJETIVO GERAL E ESPECIFICOS:

Objetivo geral: Verificar a frequência e o grau da utilização dos registros e controle contábeis na gestão de empresas de médio e grande porte.

Objetivos específicos:

• Levantar os benéficos da utilização das informações contábeis na gestão de empresas.

• Identificar quais são as informações mais utilizadas nas empresas e com que frequência.

5. JUSTIFICATIVA:

Contabilidade gerencial é uma ferramenta muito importante e indispensável para a gestão de empresas, seja ela pequena ou grande. A contabilidade gerencial vai muito além dos cálculos e das necessidades de atendimento a legislações comerciais, fiscais e previdenciárias. Pode se aproveitar muito mais informações contábeis quando estas não são utilizadas apenas para satisfazer somente o fisco.

O cotidiano das empresas é cheio mudanças e desafios, assim são necessárias informações uteis e relevantes que atendam às necessidades de planejamento, de controle e de tomada de decisão, possibilitando que o gestor administre bem o negocio. Assim, surge a contabilidade gerencial como processo de identificar, mensurar, reportar e analisar as informações sobre os eventos econômicos (Atkinson et al., 2000).

A contabilidade possui dados confiáveis que poderão auxiliar os gestores de empresas nas tomadas de decisões adequadas e seguras sobre, custo, rentabilidade, retorno de investimentos e muitos outros procedimentos que poderão afetar diretamente os negócios empresariais.

Marion e Ribeiro (2011, p. 3), afirmam que “a contabilidade gerencial possibilita o controle da movimentação do patrimônio com o objetivo de fornecer, por meio de relatórios, informações acerca da gestão do patrimônio, principalmente aos usuários externos.”

Para Marion e Ribeiro (2011, p. 16), os gestores de empresas precisam da informação contábil gerencial para orientar os trabalhadores na execução de suas tarefas, evitando desperdícios e aumentando a produtividade.

Utilizar a contabilidade gerencial elaboração de estratégias pode se tornar um grande diferencial para entrar na competitividade com os concorrentes, pois as decisões serão tomadas com base em dados verídicos e reais, e não em dados de suposições.

Com base nessas informações, este estudo justifica-se pelos benefícios que a contabilidade gerencial quando utilizada adequadamente pode proporcionar para as empresas, facilitando na hora de tomar decisões estratégicas e confiáveis na realização de diversas operações.

Este estudo será realizado na cidade de Ituiutaba (Minas Gerais-Brasil), município com uma área de 2.598,0,46 km², a cidade possui cerca de 3.829 empresas atuantes entre indústrias, comércios e prestadores de serviços.

6. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

Este estudo caracteriza-se como qualitativo, pois será utilizado procedimentos descritivos com base em relatos primários e secundários relatando os dados da coleta por meio de uma pesquisa de campo, caracterizando-se também como explicativa, pois será analisado e avaliado métodos que contribuem para a ocorrência dos fatos, também é caracterizado como quantitativo . Com relação aos objetivos propostos, será realizada uma pesquisa de caráter exploratório buscando informações em dados bibliográficos, levantamento de dados nas empresas com pessoas que vivenciam o ambiente empresarial e possuem conhecimento com o assunto que será pesquisado.

Quanto ao procedimento técnico, será feito pesquisas bibliográficas para aprofundamento do assunto em questão, documental, pois serão analisados documentos empresariais para elaboração do estudo e aprofundamento no conhecimento das informações fornecidas, levantamento, onde há de ser coletados dados.

Ainda com relação aos procedimentos técnicos, será feito um estudo de campo nas empresas onde ocorrem os fenômenos pesquisados. Já o estudo de caso, terá o objetivo de aprofundar-se ainda mais sobre o determinado assunto abordado.

Este estudo será realizado na cidade de Ituiutaba (Minas Gerais-Brasil), município com uma área de 2.598,0,46 km², a cidade possui cerca de 3.829 empresas atuantes entre indústrias, comércios e prestadores de serviços.

Para a coleta dos dados será aplicado questionários, diretamente aos gestores das empresas escolhidas. Um conjunto de perguntas elaboradas para que possamos obter informações diretas sobre a empresa com pessoas ligadas diretamente a tomada de decisões da mesma.

7. REFERENCIAL TEORICO

O dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com