TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Exames: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.762 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA:

A ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

Brasília De Minas

2013

PROJETO DE PESQUISA:

A ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estatística e Indicadores Sociais, Metodologia de Pesquisa Científica, Processo de Trabalho e Serviço Social e Oficina de Formação – Tecnologias da Informação.

Orientador(a): Prof(a). Helenara Regina Sampaio, Rodrigo Trigueiro, Amanda Boza e Rodrigo Zambon.

Brasília de Minas

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 05

FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS 05

JUSTIFICATIVA 05

METODOLOGIA 06

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 07

CRONOGRAMA DA PESQUISA 10

ORÇAMENTO 10

RESULTADOS ESPERADOS 10

REFERÊNCIAS 11

OPÇÃO DE PESQUISA: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

¬¬

INTRODUÇÃO

O projeto de pesquisa aqui tratado tem como objetivos abordar e contextualizar a adoção de crianças e adolescentes intitucionalizados, uma vez que, compreende-se que é de fundamental importância abordar esta temática, e sobretudo, aprofundar os conhecimentos da mesma.

Assim, é importante salientar que e as crianças institucionalizadas permanecem por um longo período nas instituições a espera de uma família. Conforme Ebrahim (2001), crianças maiores de três anos já são menos procuradas por famílias adotantes, do que crianças recém nascidas, uma vez que, a partir de então, as mesmas são consideradas “grandes” para adoção. No entanto, consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) que “o abrigo é medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para a colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade”.

Neste sentido, ressalta-se que a problemática da institucionalização na infância e na adolescência tem grande relevância no contexto psicológico, pois se mostra presente na realidade de muitas famílias brasileiras, principalmente naquelas, nas quais, as condições socioeconômicas são desfavoráveis

Ao analisar a faixa etária entre os 06 e 10 anos, também consideradas “grandes” para a adoção, pode-se esclarecer sobre a importância da criança nesse processo e, principalmente, conforme Weber (1999a), mostrar que elas podem sentir-se rejeitadas e sofrerem muito com isso.

Partindo dessa perspectiva, é importante compreender que pesquisas com o foco na criança, nesse processo de espera, são imprescindíveis, pois ainda não se tem um bom acervo nessa área. Sabe-se que o processo é complexo e demorado e, no entanto, a criança necessita de um lar que lhe proporcione aconchego e segurança. A instituição deve ser em caráter provisório, pois é um local de total despersonalização (MENEZES, 2002).

Neste sentido, considera-se acredita-se que seja possível elaborar formas de se contribuir para a minimização do possível sofrimento, realizando-se um trabalho juntamente com as instituições nas quais estão inseridas, a fim de que esse processo de “escolha” ocorra de uma forma mais tranqüila para a criança, amenizando esse sofrimento. Deve-se mostrar que pode ser tranqüila a adoção de crianças maiores, trabalhando com essas famílias as vantagens e as virtudes em se realizar esse processo, assim como, identificar dificuldades características no manejo com crianças dessa idade (WEBER, 1999a).

Para tanto, no momento em que se tem a percepção da criança institucionalizada sobre o processo de adoção, assegura-se campanhas melhor direcionadas para o propósito de inserir a criança na nova família e vice-versa. A partir do momento em que as famílias têm um entendimento sobre o que a criança está vivenciando naquele momento, o manejo das dificuldades que possam surgir fica mais tranqüilo.

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O projeto de pesquisa delimita e formula seu problema , tendo como foco a criança institucionalizada, e com a idade considerada desqualificada para a adoção, possibilita incentivar a investigação científica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com