TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Artigos Científicos: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor nacional da construção civil movimenta por ano 4,9 Bilhões de reais, e é o setor que representa maiores variações de crescimento com taxas que giram em torno de 3,6% ao ano. A demanda de matérias primas da indústria de base pelo setor gera controvérsias no tocante à sustentabilidade do negócio.

Em sua constante expansão de influência econômica, vê-se a necessidade de desenvolvimento de matérias primas secundárias que permitam a substituição e diminuição do impacto ambiental causado pelo setor da construção civil urbana localizando-se carência de investimento, garantindo uma melhor distribuição dos recursos e tecnologia ao setor e empresas empregadas.

Assim, a construção de um portifólio temático permite a gestão e planejamento de necessidade material ACSELRAD (2013) afirma que o planejamento evita ou minimiza os problemas de uma futura gestão, ampliando as margens de manobra. Sendo assim, muitas empresas aderem à utilização de materiais secundários, que além de respeitar a legislação vigente, permitem a redução de custos, já que, mais especificamente no caso do tijolo ecológico, há a redução de 30% no valor final incluindo-se mão de obra e matéria prima em sua fabricação em detrimento ao tijolo de barro tradicional.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA

Com a crescente expansão da malha urbana, torna-se cada vez mais necessário o uso de mecanismos e tecnologias capazes de sanar e alterar suas reais demandas de construção de equipamento urbano. Para tanto, técnicas de construção que aplicam materiais sustentáveis e com baixo impacto ambiental tornam-se necessários do ponto de vista da preservação ambiental. Com análises rápidas e precisas, identifica-se que em muitos casos, o padrão social de consumo atual traz consequências econômicas, sociais e políticas, tendo em vista a recente preocupação da comunidade global com a conservação, preservação e reutilização de matérias primas.

O tijolo ecológico composto a base de uma mistura entre solo e cimento tem se mostrado um eficiente substituto ao tijolo baiano, tijolo esse que, em sua produção, é responsável pelo assoreamento de rios para obtenção de argila, desmatamento de área de floresta nativa a fim de que se consiga lenha utilizada no processo de refinamento do tijolo e do uso de mão de obra infantil, por vezes escrava em seus insalubres locais de produção.

A Constituição Federal, em seu artigo. 225, impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as gerações presentes e futuras.

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.(CF, 1988)

Faz-se necessária uma visão crítica sobre a aplicação de materiais ecológicos, em específico o tijolo ecológico, em construções no território nacional. Buscando medir seus impactos econômicos e naturais, bem como seu aproveitamento e aplicação nas mais diversas obras e soluções.

OBJETIVOS

O projeto visa a elaboração de um estudo técnico e econômico no tocante à aplicação substituição do tijolo baiano de oito furos pela utilização do tijolo ecológico, mais comumente conhecido como tijolo solo-cimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Elaborar tabelas de resistência mecânica, física e elástica por meio de ação experimental em laboratório.

2. Gerar planos de substituição do tijolo baseado em cimento pelo tijolo de baixo impacto ambiental por meio de conscientização e elaboração de material educacional para que empresas regionais tomem ciência da existência dessa modalidade de material de construção;

3. Levantar e gerar planos de informação das técnicas de construção bem como capacitação de profissionais que aplicarão o uso do tijolo ecológico.

4. Confrontar tabelas existentes de dados de resistência de material, a fim de aprimorá-las.

5. Analisar com base nas informações mapeadas, possíveis investimentos nos planos trabalhados.

MEDOTOLOGIA

Neste projeto são utilizadas tabelas de resistência de material existentes com modelos experimentais baseados no tijolo solo x cimento fornecidas pelo INMETRO, que são base para todo e qualquer material comercializado em território nacional, além de testes experimentais de choque mecânico realizados no laboratório de análise de solos do Instituto Federal Goiano-Campus Rio Verde.

Inicialmente será efetuada uma pesquisa sobre os mais comuns métodos de fabricação dessa modalidade de tijolo e seus respectivos materiais e posterior compilação dos mais tradicionais métodos e materiais de produção.

Serão confeccionados nas dependências do Instituto Federal Goiano, alguns dos tijolos, os quais passarão por testes de choque mecânico e resistência elástica.

Os resultados obtidos serão comparados com a normativa nacional e posteriormente será feita análise crítica sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com