TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Monografias: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 6

JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos, a incidência de gravidez na adolescência vem aumentando significativamente, tanto no Brasil como no mundo. No brasil, observa-se que, apesar do declínio das taxas de fecundidade desde o início dos anos 70, é cada vez maior a proporção dos partos entre as adolescentes em comparação com o total de partos realizados no país. Segundo dados estatísticos do SUS relativo a 2000, dos 2,5 milhões de partos realizados nos hospitais públicos do país, 689 mil eram mães adolescentes com menos de 19 anos de idade.

Diante dos dados alarmantes, percebe-se que gravidez na adolescência é considerada um problema social, tendo em vista que implica em diversos fatores, como o financeiro, o psicológico, na saúde das gestantes e no próprio desempenho escolar, pois na maioria dos casos, por serem de famílias de baixa renda, os adolescentes deixam a escola em busca de trabalho e novas formas de sustento. As garotas, depois que se afastam para cuidar do bebê, encontram muitas dificuldades para retomar os estudos. Segundo o estudo Juventudes Brasileiras, realizado pela UNESCO em 2006, 25% das meninas que engravidam na adolescência abandonam a escola.

Nossa pesquisa de campo tem caráter qualitativo, pois tende a mostrar o alto índice de adolescentes grávidas no âmbito escolar entre os anos finais do Ensino Fundamental, apresentando também as implicações que a gravidez pode ocasionar, levando em consideração o papel fundamental da escola e das famílias de passar educação sexual adequada, que informem melhor as consequências da gravidez na adolescência. Ao prevenir uma gestação, os jovens podem evitar um impacto social e psicológico em uma fase importante da vida deles, onde o estudo e lazer devem ser priorizados. A gravidez não planejada neste período também pode levar a frustrações e dificuldades na formação profissional e na inserção mais tarde no mercado de trabalho.

PROBLEMA

A problemática se abriga nas implicações da gravidez na adolescência, indaga-se até que ponto ela influencia no desempenho escolar de estudantes nos anos finais do E.F?

1. Que tipo de influência a gravidez na adolescência pode causar em estudantes do Ensino Fundamental?

2. Existem projetos voltados para inserção de alunas grávidas em sala de aula?

3. Quais as metodologias estão sendo adaptadas pelos educadores, levando em consideração as necessidades das alunas grávidas?

4. Em que medida as consequências provocadas pela gravidez na adolescência afetam o desempenho escolar de jovens estudantes?

OBJETIVOS:

 OBJETIVO GERAL:

Compreender sobre a influência da gravidez na adolescência no desempenho escolar de estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas de periferia.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar quais as influências geradas pela gravidez na adolescência no Ensino Fundamental.

- Verificar quais os projetos voltados para inserção de alunas grávidas em sala de aula.

- De que maneira os professores estão adaptando suas metodologias em prol dessas alunas.

- Identificar quais as consequências provocadas pela gravidez no desempenho escolar.

HIPÓTESE

- Uma gravidez não desejada na adolescência pode acarretar alguns conflitos psicológicos, e se a adolescente não tiver apoio econômico e moral pode influenciar no âmbito escolar.

REFERENCIAL TEÓRICO

- A GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA EM UM CONTEXTO GLOBALIZADO:

A gravidez na adolescência geralmente acarreta várias consequências familiares, econômica e na educação. Na educação essa gravidez pode prejudicar o desempenho dessa jovem, causar a evasão da mesma do ambiente escolar e trazer risco a sua saúde. Apesar da grande quantidade de informações sobre sexualidade e métodos anticoncepcionais, as adolescentes continuam engravidando, o que gera implicações sociais, psíquicas e econômicas. Sociais porque geralmente abandonam os estudos devido à gravidez; psíquicas porque ainda não estão emocionalmente prontas para assumir uma gravidez; e econômicas porque quase sempre as famílias assumem a criança e a adolescente, aumentando as despesas da casa.

Segundo Costa e Carbone (2004) a gravidez na adolescência tem que ser observado como risco de vida para as essas jovens.

“Do ponto de vista social, evidenciam-se implicações como abandono da escola, maior dificuldade e de inserção no mercado de trabalho, diminuição do padrão de vida, desestruturação familiar”. (Projeto Acolher, pag. 94)

- A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E A SOCIEDADE:

As famílias e as escolas podem exercer um papel fundamental durante a adolescência dos filhos e alunos, pois alguns adolescentes se queixam da falta de diálogo com os pais, em casa, e a falta de informação que deveria ser dada através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com