TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Artigo: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

01. Pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento, que tem como metas principais gerar novos conhecimentos. A pesquisa é fundamental, pois além de complementar uma formação acadêmica, aprimora o conhecimento e dá uma melhor preparação para a vida profissional.

02. Um bom pesquisador deve ser muito observador, ter criatividade, saber ver e delimitar um problema relevante, ser persistente, possuir uma capacidade administrativa, e ter paixão pelo conhecimento, principalmente.

03. Um projeto de pesquisa consta, de modo geral, das seguintes partes: tema, justificativa, objetivos, delimitação do problema, hipóteses, referencial teórico, procedimentos metodológicos, cronograma e bibliografia.

04. É um documento elaborado pelo pesquisador, no qual este apresenta as ideias centrais da pesquisa.

05. Pode ser um texto predominantemente dissertativo, em toda produção acadêmica, a análise, o estabelecimento de relações entre fatos e teorias, as explicações e avaliações devem prevalecer. A intenção do autor sempre será a de convencer os seus leitores da pesquisa relatada e do rigor da mesma: isso requer muita pesquisa prévia, definição dos objetivos da pesquisa e elaboração cuidadosa de um planejamento para a redação do texto. O destinatário desse tipo de texto é um especialista na área ou uma pessoa que esteja interessada na pesquisa a ser relatada.

06. A monografia é um estudo cientifico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva. E uma dissertação sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade sobre um mesmo assunto ou assuntos relacionados. Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, pesquisa ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento. Enquanto o relatório refere-se aos relatos de uma experiência prática, a monografia envolve tarefas como a busca de artigos, livros ou documentos para a descrição, síntese e discussão de algo como uma legislação, fato histórico, teorias ou modelos conceituais.

07. É um processo de produção de conhecimentos para a compreensão de uma dada realidade, isto é, de conhecimentos que nos auxiliem na interpretação da realidade vivida. Ela serve para o investimento numa formação continuada de qualidade, uma vez que há por parte do aluno reflexões sobre os processos educacionais desejáveis, tanto em sua formação quanto em sua prática educacional.

08. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, tema/problema, hipóteses de pesquisa, justificativa, objetivos, exemplos de verbos para objetivos, referencial teorico, metodologia, cronograma, recursos.

09. Projeto é aquilo que você vai apresentar ao seu orientador, para vocês discutirem os rumos do trabalho. A monografia é o relatório final de sua pesquisa. Assim, no projeto você terá um item específico chamado “Problema de pesquisa” ou “Questão de pesquisa”, no qual o problema deve estar redigido de forma isolada do resto do texto. Na monografia, porém, não cabe ter um item específico, com um título próprio, para identificar o seu problema ou questão de pesquisa.

10. São normas apropriadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com