TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Monografias: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

IFAL – INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

ALBÉRICO SANTOS FARIAS DA SILVA

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA EVOLUÇÃO FRENTE À GLOBALIZAÇÃO

MARAGOGI, 2014

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA EVOLUÇÃO FRENTE À GLOBALIZAÇÃO

MARAGOGI, 2014

SUMÁRIO

1 Delimitação do Tema...................................................................................................3.

2 Problema 3.

3 Introdução................................................................................................................... 4.

4 Objetivos 5.

4.2 Objetivo Geral 5.

4.3 Objetivos Específicos 5.

5 Justificativa .................................................................................................................6.

6 Referencial Teórico 7.

7 Metodologia 8.

8 Cronograma ................................................................................................................9.

9 Referências Bibliográficas 10.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Aplicabilidade da Administração Pública e sua evolução frente à globalização.

PROBLEMA

Será que a Administração Pública está preparada para o avanço do mundo globalizado? Os políticos que detêm o poder tem se preparado frente o avanço tecnológico e Administrativo? Têm eles indicado pessoas capazes para administrar os bens públicos? 

INTRODUÇÃO

As estruturas administrativas utilizadas em nossos dias, foram desenvolvidas em condições de atuação totalmente diferente das que deveríamos ter atualmente. Nos séculos passados esse tipo de administração tinha suas condições estáveis, praticamente sem nenhuma influência mundial. Existia uma pressão competitiva, mas muito pequenina, que nem se imagina com a exigência do mundo hoje.

As estruturas eram centralizadas, a forma de atuação na grande maioria era padronizada, onde havia um longo ciclo de vida útil. Entretanto, com as novas tecnologias, o surgimento da Internet e o avanço das comunicações, o mercado administrativo tornou-se dinâmico e aberto, exigindo das empresas públicas, um maior poder de aprimoramento.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Mostrar que as transformações ocorridas no mundo globalizado trouxeram em seu bojo, uma conseqüência dura para as empresas, a dificuldade em prever o futuro.

O administrador que não enxerga a sua empresa inserida no mundo globalizado como o que vivemos, e vê isso como algo distante, o próximo passo é perder totalmente a direção e transformar a empresa em que trabalha num “amontoado de dívidas” sem a menor competitividade e totalmente fora do modelo dos países mais desenvolvidos, colocando dessa forma a empresa em sério risco.

Objetivos Específicos: Realizar atividades diferenciadas na empresa para fazer uma estratégia de ação, com várias alternativas, com capacidade preditiva de observar as mudanças no mundo globalizado, evitando as chances de em pouco tempo socorrer a empresa num possível entrave global sem poder controlar seu futuro.

Trazer e colocar em prática na empresa a idéia pluralidade, ou seja, a natureza de mudanças e a fragmentação em assuntos específicos propiciam a formação de uma equipe consolidada de trabalho. O processo de adequação operacional de uma empresa, deve se tornar cotidiano dentro dela, chamando esse grupo para as responsabilidades e agregando valores. Profissionais capacitados e altamente qualificados devem formar grupos de decisões.

O estudo no mundo globalizado deve ser contínuo. Várias funções dentro da Administração Pública tornam-se inviáveis a sua separação, tais como: planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional. Os profissionais desse grupo devem estar coesos e atrelados com as novas mudanças para continuarem exemplos no novo mundo globalizado, caso contrário tornar-se obsoleto será o próximo passo.

JUSTIFICATIVA

O tema em foco é a Administração Pública e a globalização que em parte beneficia os administradores, por outro lado pode prejudicar e até acabar com a carreira de um profissional. Embora, vemos vários se formarem nesta área, se estes não se atualizarem poderão ser utilizados por pouco tempo, depois serão descartados, pois, há uma grande necessidade de estar conectado com as mudanças, com o futuro.

Embora, não é isso que vemos, temos uma continuidade na Administração Pública, filhos, genros e outros familiares de políticos administrando o Poder Público, que na grande maioria não são capazes nem de administrar a própria casa. Não tem sequer o mínimo exigido a um administrador, não tem formação na área, e no final quem perde é a população.

REFERENCIAL TEÓRICO

A denominada função administrativa do Estado submete-se a um especial regime jurídico. Trata-se do denominado regime de direito público ou regime jurídico-administrativo.

Sua característica essencial reside, de um lado, na admissibilidade da idéia de que a execução da lei por agentes públicos exige o deferimento de necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com