TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Casos: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA 4

1.1. Acadêmico (a) 4

1.2. Orientador (a) 4

2. CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 4

2.1. Tema 4

2.2. Justificativa 4

2.3. Objetivo Geral 5

2.4. Objetivos Específicos 5

2.5. Procedimentos Metodológicos de Pesquisa 6

3. ASSINATURA DO(A) ACADÊMICO(A) 7

4. ASSINATURA DO (A) ORIENTADOR (A) 7

5. PARECER DO COMITÊ DE ÉTICA – FACULDADE ITECNE – CASCAVEL 7

6. OBSERVAÇÕES 7

7. DATA Erro! Indicador não definido.

8. REFERENCIAS 8

9. INSTRUMENTO A SER UTILIZADO NA COLETA DE DADOS 9

1. IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA

1.1. Acadêmico (a)

Sonia Fatima de Miranda Wychoski

E-mail: soninha-fm@hotmail.com

1.2. Orientador (a)

Professor: Me. Izaque Pereira de Souza

E-mail: ipsouza.souza@gmail.com

2. CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2.1. Tema

A importância da intersetorialidade com o Serviço Social no programa Minha Casa, Minha Vida no Município de Cascavel PR.

2.2. Justificativa

O interesse de escolher esse assunto foi justamente por se tratar de um assunto novo e curioso em ter a oportunidade de aprender sobre o trabalho intersetorial por profissionais de Serviço Social no setor de habitação onde vários profissionais, cada qual com seu saber produzindo o efeito desejado de cada um.

O trabalho social surge em 2004 com a nova Política de Habitação, sendo de grande importância com o propositivo e postura interdisciplinar, o qual facilitou a realização do trabalho social de cunho informativo e consciente no que diz respeito a direitos e deveres e ressaltando a importância da intersetorialidade na habitação onde o saber de cada profissional contribui para o cumprimento das políticas a eficácia e efetividade das intervenções publica.

Os órgãos gestores das políticas habitacionais se vêem na obrigação de organizar e criar infraestrutura adequada, devido à crise habitacional e falta de moradias, desenvolveu-se mecanismos de controle social. Sendo assim o profissional de Serviço Social foi inserido nos espaços de gestão, execução e monitoramento da Política Habitacional, proporcionando o direito à moradia que vêm ao encontro ao compromisso ético-politico profissional, fundamentado nos princípios de justiça social, de direito, democracia e de condição cidadã, gerando demanda aos profissionais de Serviço Social.

Cabe ao Assistente Social através da dimensão ético-política, teórico, metodológica e técnico-operativa, contribuir para a questão do crescimento urbano e habitacional de forma ordenada, tendo como premissa a independência dos sujeitos através da qualificação para a proteção dos direitos sociais, civis e humanitários.

Salientando que não depende somente do trabalho Profissional de Serviço Social promover a Intersetorialidade, no entanto é “[...] fundamental que o plano de desenvolvimento seja elaborado em conjunto com todos os setores, e não apenas pela equipe Social da Habitação, deverá fazer parte do programa de governo da Prefeitura” (VILAROSA, 2010, p.13).

Demo (1998, p. 88-89) define a interdisciplinaridade “[...] como a arte do aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade do real”. A interdisciplinaridade tem se tornado um grande desafio para os técnicos e gestores nos projetos de habitação de Interesse Social e demais políticas publicas.

2.3. Objetivo Geral

Avaliar de que maneira a Intersetorialidade contribui no trabalho desenvolvido pelo Assistente Social no programa Minha Casa, Minha Vida.

2.4. Objetivos Específicos

a) Conhecer a política de desenvolvimento urbano nas intervenções voltadas para habitação de interesse social e a política nacional de habitação.

b) Investigar as ações no processo de trabalho e projetos de habitação.

c) Identificar as atribuições dos profissionais que atuam no programa

d) Explicitar a atuação do Assistente Social, bem como o trabalho em rede desenvolvido em conjunto com os outros profissionais.

e) Demonstrar a relevância desta articulação para o atingimento da efetividade da política de habitação.

2.5. Procedimentos Metodológicos de Pesquisa

A metodologia, segundo Minayo (2010, p. 15) “ [...] para a utilização do trabalho de pesquisa leva em consideração o método e técnica utilizada de cunho próprio, [...] as concepções teóricas da abordagem, articulando-se com a teoria, com realidade empírica e com os pensamentos sobre a realidade, será utilizado à entrevista no conhecimento na instrumentalidade aplicada”.

Para Joliver (1079, p. 89), “[...] o problema da indução cientifica é apenas um caso particular do problema geral do conhecimento abstrato, pois a lei cientifica não é mais do que um fato geral, abstraído da experiência sensível”. Classifica os fatos a partir dos fatos e a verificação, uma forma de levar a serio o método indutivo, é propor com base na observação dos acontecimentos.

A abordagem deste projeto de pesquisa será a partir do materialismo histórico dialético, por ser um método que leva em conta a interpretação da realidade. Para Gil (2007, p. 32) a partir da dialética tem se o total dos fatos sociais, e não de fatos de forma fragmentados ou isolada, não levando em consideração a parte econômica, política e cultural, que prejudica muito, o desenvolvimento da sociedade principalmente porque as causas últimas de todas as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com