TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Ensaios: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 4 - ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

4.1. Introdução

Tendo em vista as várias pesquisas realizadas ao longo do processo de formação e , por fim do estágio , nos deparamos com a enorme dificuldade da comunidade - em que estagiamos- em apreender a realidade em que vivem e em como podem muda-la , procuramos fazer uma pesquisa para descobrir o que leva essa população a aceitar essa realidade de forma passiva e acomodada, e claro ,a reposta não podia ser outra: falta de conhecimento em função da pouca leitura. E a escolha do tema não podia ser outro: A leitura como fator de formação do cidadão.

4.2. Desenvolvimento.

Marigia Aguiar (dezembro de 2005), diz que,

“A compreensão da leitura consiste num processo complexo que envolve não apenas a estrutura textual (formas e funções dentro do sistema linguístico) e o uso consciente que o leitor faz de estratégia de manipulação do sistema (processo metalinguístico) mas, também, do conhecimento de mundo, desenvolvido através de sua capacidade cognitiva e sua relação com o texto (processo meta cognitivo”.

Em posse dessas informações o grupo se debruçou sobre o tema e descobrimos vários autores conforme fichamento abaixo , que reforçaram esse questionamento.

A escolaridade dessa população corresponde a 8% de analfabeto, 7% com ensino fundamental completo, 67% com ensino fundamental incompleto, 8% com ensino médio completo, seguido de 8% com ensino médio incompleto e 2% com ensino superior incompleto. Ao destacarmos que 67% tem ensino fundamental incompleto, levamos em conta que esses 67% são os chamados alfabetizados funcionais, eles apenas sabem interpretar signos, ou seja, conhecem o alfabeto, (as letra), mas não sabem interpretar uma leitura, não são capazes de fazer um julgamento critico de sua realidade e a aceitam tal como é.

IV- Referências

Aguiar, Maria – Alfabetização e letramento: algumas reflexões –Revista de Educação – Dezembro 2005 /AEC.

Braga. Elda Firmo,/ Figueredo. Dilma Alexandre, -A Leitura como Instrumento de Construção da Cidadania – Disponivel em : http://www.letras.ufmg.br/espanhol/Anais/anais_paginas%20_2502-3078/A%20leitura%20como.pdf

Brancher. Leoberto Narciso- Cidadania e Transformação Social – Disponível em

http://www.rebidia.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=189&Itemid=222

Cançado.Dinorá Couto- Leitura, Cidadania e Transformação Social – Disponível em

http://www.secretariageral.gov.br/.arquivos/monografias/Dinora%20Couto%20Cancado.pdf

Conceição. Débora Guimarães da Conceição,- O Serviço Social e práticas pedagógicas: a arte como instrumento de intervenção social – Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/7542

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com