TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Dissertações: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LEANDRA RODRIGUES DE GOES SANTOS

PROJETO DE PESQUISA

VIOLENCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Santa Luz

2014

LEANDRA RODRIGUES DE GOES SANTOS

PROJETO DE PESQUISA

VIOLENCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estatistica e indicadores sociais, Processo de trabalho e serviço social, Oficina de formação- tecnologia da informação VII Semestre. Professores: Amanda Boza, Clarice Kernkamp Rodrigo Eduardo Zambon.

Santa Luz

2014

Introdução

A violência origina-se do latim violentia, que significa ato de violentar abusivamente contra o direito natural, exercendo constrangimento sobre determinada pessoa por obriga-la a praticar algo contra a sua vontade. A proposta da pesquisa afirma-se na constatação de que mesmo amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, meninos e meninas são cotidianamente submetidos às mais diversas manifestações de violência seja ela física, psicológica, negligencia, maus tratos entre outras. A violência contra crianças e adolescentes é um problema presente na nossa sociedade que infelizmente vem se alargando a cada dia, quando ligamos a televisão para assistirmos alguns dos telejornais, nos deparamos com notícias tristes envolvendo crianças e adolescentes que em algum lugar do nosso país estão sofrendo algum tipo de violência, esta atinge de forma mais hostil os seres indefesos da sociedade, como crianças e adolescentes, ela ocorre na maioria das vezes nas famílias independentes da classe social, cor ou raça. Sendo assim, nota-se a existência de diversas lacunas em relação à efetivação de seus direitos. Diante de tal realidade percebe-se a necessidade de criar estratégias de enfrentamento do fenômeno a partir da consideração de suas particularidades na realidade local do município de Nordestina/Bahia. Este assunto que é um problema de todos nós e não só das famílias das crianças que já passaram por alguma situação de violência já foi discutido por os nossos governantes, porem ainda sem solução cabe aos cidadãos cobrarem medidas eficazes para solucionar ou pelo menos diminuir os índices destes acontecimentos.

Delimitação e formulação do problema

O presente trabalho visa conhecer as possíveis causas da violência contra criança e adolescente do município de Nordestina/Bahia procurando compreender o que está escondido nos olhos das vítimas que sofreram violência para que só assim possa orienta-los sobre o que deve ser feito ou até mesmo evitar que a violência aconteça.

Objetivos:

Geral:

Reconhecer a problemática da violência contra crianças e adolescentes, do Município de Nordestina/BA.

.

Específicos:

Identificar fatores que contribuem para que tal violência venha ocorrer contra as crianças e os adolescentes do município de Nordestina/Bahia;

Mostrar como a violência interfere no convívio social e na vida pessoal;

Justificativa

A interferência na realidade da violência contra crianças e adolescente deve se dar entre outros universos, a partir da participação da comunidade local. Isto porque, tendo em vista a capacidade dos próprios sujeitos de modificar sua realidade. Para tanto, torna-se necessário, primeiramente, reconhecer este problema. Nessa perspectiva, compreender a problemática da violência contra a criança e o adolescente, em suas diferentes manifestações, bem como, os possíveis suportes para a intervenção nesta realidade a constituição da rede de atendimento contribuirá para a construção de uma cultura de valorização da infância e da adolescência.

Vale ressaltar que o conhecimento como construção histórica e social e que a relevância da teoria se dá a partir da sua validação em contato com a prática a pesquisa, neste sentido, revela-se como espaço privilegiado de diálogo com a sociedade e configurador da práxis. De forma geral, percebe que assim como a violência é construída socialmente, ela pode ser também “desconstruída”. Essa desconstrução torna-se possível através de estudos que ampliem o conhecimento sobre a problemática e sobre o trabalho em rede.

Metodologia

A metodologia proposta pela pesquisa perpassa as perspectivas de conhecer, refletir, re-significar a realidade da violência. Assim, a pesquisa embasa-se no método dialético, compreendendo a realidade numa perspectiva ampla, permeada por múltiplos e complexos determinantes e por contradições; entendendo-a em sua capacidade de mudança e transformação permanente, onde os valores histórico-culturais, político-sociais e econômicos interagem continuamente. A compreensão da realidade estudada ocorre mediante aproximações teóricas com o fenômeno, as quais permitem compreender as discussões já estabelecidas sobre o mesmo. Assim, temos na revisão bibliográfica uma primeira aproximação com a temática. Busca-se colher concepções de diferentes autores que discutem os aspectos como violência contra crianças e adolescentes, seus direitos, trabalho em rede, políticas sociais, entre outros, no sentido não só de ampliar a percepção acerca dos diversos aspectos que envolvem o tema, mas também de ultrapassar limites de possíveis interpretações sumárias.

Revisão Bibliográfica

A lei 8.069 de 13 de julho de 1990-ECA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com