TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Artigo: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISA

1. Identificação

Projeto: Estratégias para o combate da violência no ambiente escolar.

Proponente: Celina Matilde Buzato dos Santos

Curso: Gestão Escolar Polo de: Ivaiporã

Linha de Pesquisa: Gestão Escolar

2. Formulação do problema.

Com os alarmantes índices de situações envolvendo formas variadas de violência no cotidiano escolar é de extrema importância e necessidade o estudo sobre o tema. As situações envolvendo a violência tanto física quanto psíquica, inquieta e preocupam pais, professores e a comunidade, que não sabem exatamente como agir diante destas situações cada vez mais comuns, transformando as escolas em verdadeiros campos de batalha, revelando dúvidas e incertezas quantos as práticas pedagógicas desenvolvidas atualmente.

3. Justificativa

Este projeto justifica-se pela urgente necessidade de se fazer uma reflexão no ambiente escolar acerca da violência que cada vez mais se faz presente no interior das escolas. Para evitar ou pelo menos amenizar a situação este projeto se propõe a fazer com que todos os envolvidos no ambiente escolar reflitam sobre o que acontece ao seu redor, e que juntos criem estratégias para combater a violência neste ambiente.

4. Objetivos:

4.1. Geral:

Propor ações educativas de combate à violência escolar.

4.2. Objetivos Específicos:

- Refletir sobre a importância da paz no interior do ambiente escolar;

- Verificar as causas da violência na escola;

- Analisar as situações de violência na escola;

- Promover a compreensão individual e coletiva do papel de cada um na superação da violência;

- Articular com todos os envolvidos no ambiente escolar, estratégias para prevenir e combater a violência;

- Definir os meios a serem utilizados pelos professores e gestão escolar para evitar atos de violência na escola.

5. Fundamentação teórica

A crescente violência tem tomado o espaço da paz e harmonia no interior das escolas. Esta se apresenta tanto de forma verbal como na forma física, e afeta o aluno que sofre o dano de tal forma, que este passa a ser influenciado negativamente, deixando de ter um bom rendimento e comportamento, ocasionado até mesmo, a evasão escolar.

A violência muitas vezes é conceituada como um ato de brutalidade, física e/ou psíquica contra alguém e caracteriza relações interpessoais descritas como opressão, intimidação, medo e terror, ela não pode, de acordo com Silva e Salles (2010), ser reduzida ao plano físico, pois, pode se manifestar também por signos, preconceitos, metáforas, desenhos, isto é, por qualquer coisa que possa ser interpretada como ameaça, ficando conhecido como violência simbólica aquele que não se torna um ato em si.

Para Gilberto Velho (2000), o ato de violência não se limita ao uso da força física, mas à simples possibilidade ou ameaça de sujeito usar de violência, e esta por sua vez, se associa a uma ideia de que aquele que intimida tem o poder quando este mesmo sujeito impõe sua vontade, seu desejo ou projeto de poder agir sobre o outro.

A gravidade da situação está em ela ser um padrão de comportamento que está longe de ser inocente, esse tipo de ação é segundo Ferreira (2009), é um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão. Este é um apenas dos motivos pelos quais o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com