TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Casos: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura de um projeto de pesquisa

TEMA – assunto (macro)

Delimitação do tema (micro) parte do assunto que será abordada.

OBJETIVOS

Específicos Gerais

Gerais

PROBLEMA

O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação.

Exemplo:

Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade.

FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES

Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

Exemplo: (em relação ao Problema definido acima)

Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.

Hipóteses de pesquisa são formulações propositivas. Propõe-se, diante de uma situação de realidade, um determinado encaminhamento como modo de resolver limites e dificuldades percebidas.

JUSTIFICATIVA – apresentar as razões que justificam o desenvolvimento desse trabalho. Qual a contribuição desse estudo para a sociedade.

TCC - Justificativa

Na justificativa o acadêmico deve apresentar as razões que justificam a existência da pesquisa. A justificativa deve ser elaborada considerando três aspectos básicos:

1 – Quanto a sua importância – nesse aspecto o acadêmico deve analisar o ambiente interno do objeto de pesquisa. Para justificar o projeto a partir de sua importância o aluno deve recorrer aos objetivos estabelecidos na pesquisa.

Objetivo: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização

Ex.: Sua implantação é importante tendo em vista que a organização tem um custo elevado com treinamento de pessoal fora da empresa e, ainda, os resultados desse investimento são bastante questionados pelos lideres. A utilização de uma estrutura própria de treinamento pode diminuir os custos e melhorar a qualidade

2 – Quanto a oportunidade – inúmeras variáveis do ambiente externo influenciam e determinam as políticas de uma organização. Para justificar a pesquisa sob este aspecto o aluno deve considerar como oportuno algumas situações.

Objetivo: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização.

Ex.: O momento para implantar essa estrutura é oportuno porque com a abertura do mercado para empresas globais a organização vem sofrendo perdas sistemáticas de mercado devido a baixa qualificação de seu quadro funcional.

3 – Quanto a viabilidade – devem ser considerados os custos de realização e implantação do projeto, a facilidade e o acesso as informações, bem como o tempo para a realização do mesmo.

Objetivo: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização.

Ex.: Considerando que existe interesse por parte dos dirigentes da organização em elaborar uma estrutura de treinamento interno, já que a empresa destina uma grande quantidade de recursos para a realização de treinamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com