TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

Sumario

1.0 Introdução________________________________________________________04

2.0 Pesquisa Social____________________________________________________05

2.1 Definição_________________________________________________________06

3.0 Pesquisa Bibliográfica, Documental, Experimental e Pesquisa de Campo______07

4.0 Projeto de Pesquisa_________________________________________________08

0.5 Conclusão________________________________________________________09

06 Referências Bibliográficas____________________________________________10

1.0 Introdução

Iniciamos o presente trabalho de construção de um artigo científico destacando o grande filósofo Karl Popper, nascido em Viena no século passado. Popper nos esclarece no texto “ Ciência, Metodologia e Trabalho científico” (ou tentando escapar dos horrores metodológicos) de que a ciência não é capaz de comprovar que algo não é verdadeiro, nem é capaz de dizer qual a probabilidade de que algo seja verdadeiro. Para ele a ciência só é capaz de demonstrar a falsidade de algumas ideias. O que caracteriza a ciência para Popper, era exatamente o esforço sistemático de tentar refutar as hipóteses, teorias e ideias apresentadas.

O grupo entende a importância da atividade proposta no que tange ao exercício da prática profissional do Assistente Social, identificando a pesquisa como prática fundamental a elaboração de atividades acadêmicas.

Refletir o senso comum como sendo um conjunto de conhecimentos e crenças que comumente aceitamos como sendo verdadeiro, sem contudo parar pra pensar sobre eles, sem fazer qualquer questionamento e o método científico a quem cabe a virtude de desvelar a realidade, de descobrir suas regularidades e leis é de suma importância.

A metodologia científica é portanto um conjunto, um aglomerado de regras básicas de como deve ser o procedimento a fim de produzir conhecimento dito científico, porém algumas filósofos e teóricos acreditam em diversos métodos que estabelecem o tipo de objeto a ser investigado e que se dividem em dois grupos, os que proporcionam a base lógica de investigação científica e os que esclarecem os procedimentos técnicos.

A pesquisa tem importância fundamental para formação do assistente social, visto que cabe a este profissional uma intensificação em pesquisar e compreender a realidade que nos cerca desvelando a busca de novos conhecimentos e não ficar limitado a utilização de conhecimentos produzidos por pesquisadores de outras áreas, visto que a nossa investigação busca a transformação social.

O profissional deve estar concatenado as transformações sociais e buscar através de suas investigações elaborar projetos de pesquisa que colaborem com respostas significativas as inúmeras questões que permeiam nossa vida em sociedade.

2.0 Pesquisa Social

2.1 Definição

A Pesquisa Social tem como foco a explicação e compreensão de determinados fenômenos sociais e descobrir respostas às investigações realizadas no âmbito das mais diversas ciências, incluindo Antropologia, Ciências políticas, psicologia entre outras, permite portanto a obtenção de novos saberes no campo da realidade social.

A problematização é etapa de fundamental importância, ela nada mais é do que a proposição da questão que se buscava a resposta. Para ter êxito num projeto de pesquisa é preciso ter um tema bem delimitado e uma revisão sistemática da bibliografia. O assunto a ser pesquisado requer reflexão e amadurecimento para se chegar a um tema e depois a problemática deste. Como sugere (Gil 2002), um problema deve ser:

a) claro e preciso (todos os conceitos e termos usados em sua enunciação não podem causar ambiguidades ou dúvidas);

b) empírico, isto é, observável na realidade, que pode ser captado pela observação do cientista social através de técnicas e métodos apropriados;

c) delimitado;

d) passível de solução (é necessário que haja maneira de produzir uma solução para o problema dentro de critérios metodológicos e de cientificidade).

As quatro dimensões citadas acima devem ser usadas como um crivo para o pesquisador examinar a consistência do seu problema. Antes de formulá-lo no papel, seria oportuno questionar-se: o problema, nos termos que o coloco, é claro? trata-se de questão passível de solução? é delimitado? é empírico?

Para formular o problema, devemos transformar o tema em uma pergunta. Por isso, o melhor caminho para a redação da problemática no corpo do texto do projeto é utilizar uma frase interrogativa.

Em geral, os pesquisadores em ciências sociais e nas ciências naturais têm em mente perguntas de relação causal ou aquelas que visam conceituar e descrever a ocorrência de um determinado fenômeno.

A finalidade da pesquisa social é a busca do progresso das ciências bem como colaborar na construçaõ de teorias e leis.

3.0 Pesquisa Bibliográfica, Documental, Experimental e Pesquisa de campo

Temos na pesquisa bibliográfica o ponto de partida para qualquer pesquisa científica, ela se realiza a partir de registros disponíveis decorrentes de pesquisas anteriores.

O objetivo da pesquisa bibliográfica é desvendar, recolher e analisar conhecimentos prévios sobre um determinado fato, assunto, ideia ou problema para o qual se procure uma resposta ou uma hipótese que se quer experimentar e envolve uma série de procedimentos dentre eles estão: a procura de documentos pertinentes ao assunto levantando-se a bibliografia básica, elabora-se um esquema provisório do trabalho a realizar, transcreve-se os dados, prepara-se o sumário do trabalho.

Na pesquisa documental tem-se como fonte os documentos em sentido amplo, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com