TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Artigos Científicos: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 8

I-Resumo do texto.

Ciência, metodologia e trabalho cientifico.

Ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margens à subjetividade, tudo tem de ser alicerçado em

provas.

Para Popper, cientista seriam, sujeitos engenhosos, capazes de construir os mais inventivos testes para tentar refutar as suas hipóteses.O que caracterizaria a ciência seria a dinâmica resumida na seguinte frase; ousadia nas formulações e rigor nas críticas.

Kuhn sugeriu que a produção do conhecimento cientifica se faz em comunidades cientificas que partilham um paradigma.

O trabalho cientifica seria um trabalho construído no âmbito de um grupo. No interior desse grupo, nem tudo mereceria ser objeto da critica.

Os métodos científicos seriam um conjunto de procedimentos aceito por uma comunidade científica. Após a publicação dos trabalhos de Kuhn, muitos filósofos, historiadores e cientistas, no conjunto, toda essa trajetória de reflexão sobre a ciência convida a abandonar de vez aquela noção de que ciência é uma forma de descobrir a verdade, de demonstrar o que de fato acontece.

Bourdieu sugere que a importância de tal vigilância epistemológica e ainda maior do que nas ciências ditas da natureza. São visíveis as diferenças entre o fenômeno natural e o fenômeno que ocorre no labolatorio. Latour mostrava com clareza, na vida do labolatorio não se encontram os fenômenos naturais em estado bruto.

A imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da pratica cientifica. Sendo assim, competiria ao método cientifico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis, ou seja, aceitar o método cientifica seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Vale lembrar que a ciência é algo que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e anseios.

Muitas das vezes os métodos de pesquisa aplicada não condizem com a realidade do momento, muitas vezes temos de repensar e refazer as nossa ideia de pensamento, principalmente quando o assunto em questão é o comportamento humano, que depende de fatores externos, como cultura do meio em que vive. Ver o objeto da nossa pesquisa como uma construção que fazemos, produzida na interação entre nossas ousadias e habilidades criativas com o que podemos apreender a partis do “estado da arte” da discussão do tema de nosso interesse, remete-nos de volta a ideia da engenhosidade na produção científica indicada por Poder.

II-FICHA BIBIOGRAFICA

Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou Tentando Escapar dos Horrores Metodológicos) Fundamentos Metodológicos do Trabalho Científico Condutas de Pesquisa

MATTOS, Ruben Araújo. Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos). In: MATTOS, Ruben Araújo; BAPTISTA, T. W.F. (Org.). Caminhos para análise das políticas de saúde. Disponível em: Acesso em: 18 nov. 2012.

O texto faz uma reflexão sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum.

Faz uma análise sobre a relevância das condutas de pesquisa, utilizadas enquanto procedimentos didáticos e ferramentas de ação. Esclarece sobre a elaboração de um trabalho científico que pode ser vista como uma construção de argumentos feita com a intenção de convencer certo grupo de pessoas, certo auditório específico, a saber, a comunidade de cientistas à qual pertencemos.

Apresenta, segundo o argumento de Bordel, a separação entre a opinião comum e o discurso científico nas ciências sociais que seria bem mais imprecisa.

Algumas vezes, identificamos no pleno curso de uma investigação, contribuições que nos parecem ser muito úteis em nosso trabalho, mas que não foram cogitadas por nós anteriormente.

Conclui que produzir conhecimento científico segue implicando o exercício cotidiano da crítica.

III. PROJETO DE PESQUISA

1-TEMA: O ADOLESCENTE E AS DROGAS

2-PROBLEMA

A droga é um problema social que causa dependência e em alguns casos observamos danos irreversíveis. O tráfico intenso, que ocasiona fácil acesso à maioria das drogas, a fuga e negação da realidade e da sobrevivência em que vivemos.

Intimamente ligado ao aumento da violência que assola a nossa realidade, principalmente nas grandes cidades, o tráfico de entorpecentes movimenta bilhões pelo mundo anualmente, um comércio considerado um dos mais lucrativos e, com certeza, dos mais perigosos, que motivou uma espécie de "indústria do terror". Os efeitos nocivos das drogas, causados pelas substâncias tóxicas presentes em sua composição, levam à morte de milhões de pessoas por ano. Somente no Brasil, segundo estimativas, só o álcool é responsável pela morte de 55 a 7 mil brasileiros por ano, direta ou indiretamente. Abordar o assunto, de forma a conseguir diminuir o consumo e encontrar caminhos para a prevenção, não é uma tarefa fácil. Cercados de medos, dúvidas e principalmente desinformação, pais, professores, educadores e também alunos muitas vezes mantêm um a espécie de tabu quando o tema é abordado, o que agrava, e muito, as possibilidades de um combate mais eficaz.

3- APRESENTAÇÃO

A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, sem orientações dos pais, mas constrói amizade com o grupo de amigos

Os jovens, querem experiências novas não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, a adolescência é um período de risco para o envolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com