TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa De Contabilidade

Trabalho Escolar: Projeto De Pesquisa De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um projeto de pesquisa e tem por objetivo tentar visualizar o método que o Banco A.J. Renner S/A usou para buscar novos mercados de atuação no ramo de financiamento de veículos fora da região metropolitana do estado do Rio Grande de Sul.

O Banco A.J. Renner S/A atua em Porto Alegre-RS, onde o mercado encontra-se saturado, isso o levou a estudos detalhados de outras regiões do estado buscando novas alternativas para a ampliação das operações.

Com base nos dados da contabilidade do Banco, foi constatado alto nível de inadimplência na região metropolitana, principalmente na cidade de Porto Alegre. Esses dados serviram para a tomada de decisões, a fim de mudar o planejamento estratégico de suas operações, em relação ao financiamento de veículos. A instituição financeira realizou uma pesquisa minuciosa das outras regiões do Estado, como forma de buscar novas alternativas no seu mercado, mantendo seu principal produto.

Assim, foram abertas filiais no interior do estado do Rio Grande do Sul, mas para isso foram necessárias pesquisas apuradas de vários fatores.

Primeiramente, foram abertas as filiais de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, para aumentar a produção do financiamento de veículos em suas operações de crédito, conseqüentemente, elevar seu resultado.

Por conseguinte, foi estudado, através de dados contábeis, o aumento da concorrência, pois, analisando balancetes mensais da instituição, verificou-se uma sensível perda de receita nas operações de crédito.

Passados os períodos de abertura de filiais, que foram de 1999 até 2003, onde a produção estava dentro do orçado pela contabilidade, e os resultados de acordo com que os Gestores queriam, surge mais um desafio, que são as ações revisionais de contratos de financiamentos. Essa onda que no ano de 2004 chegou ao ápice, onde o Estado do Rio Grande do Sul era o líder e segue até o momento, fez com que os Gestores do Banco, Contabilidade e Gerência de Operações, realizassem outra pesquisa, porém agora no Estado de Santa Catarina, onde as ações revisionais existem, mas não igual ao que se faz em nosso Estado.

Com o mesmo critério adotado no Estado, a partir do 2º semestre de 2005 o Banco começou a atuar em Santa Catarina, com filiais em Blumenau e Joinville. E neste mesmo período foi aberta a filial de Passo Fundo (RS) e com pretensão de abertura em Florianópolis (SC).

Atualmente a situação do mercado no que se refere ao ingresso de ações revisionais de contratos para financiamento de veículos, é interessante ressaltar que o estado do Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional de pedidos judiciais para revisão dos juros cobrados pelos bancos e/ou financeiras em financiamentos. Segundo última pesquisa realizada pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), de janeiro a maio de 2004, o Estado possui 33% de todas as ações revisionais do país. Desses, cerca de 73% refere-se a financiamentos de veículos (MARCHEZAN; RITZEL; COPETTI, 20 jul. 2004).

Dessa forma, o trabalho aqui exposto se dedicará a apresentação das pesquisas realizadas pelo Banco A.J. Renner S/A, em sua busca de ampliação de mercados de financiamentos de veículos, demonstrando que a contabilidade está em todas as suas formas de atuação e que suas informações determinarão os rumos a serem seguidos pelas Instituições Financeiras para o alcance de seus objetivos.

PROJETO DE PESQUISA

1.1 OBJETIVO

1.1.1 TEMA

Contabilidade: instrumento de informações voltado para ampliação de mercado no ramo de financiamento de veículos utilizada pelo Banco A.J. Renner S/A.

1.1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Análise dos métodos utilizados pelo Banco A.J. Renner S/A para sanar problemas de inadimplência no setor de financiamento de veículos.

1.2 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a importância das informações contábeis para que o Banco A.J. Renner S/A possa ampliar seu mercado na área de financiamento de veículos.

1.2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Reunir informações para orientar o gestor na possibilidade de ganhos positivos em uma nova região.

*Analisar, através da contabilidade, outras regiões para a implementação de filiais, visando a expansão da instituição.

*Avaliar custos para a abertura de um novo mercado fora da região metropolitana no ramo de financiamento de veículos.

1.3 JUSTIFICATIVA

A realização deste trabalho justifica-se pela observação da atual situação do mercado, que apresenta alto índice de inadimplência no setor de financiamento de veículos e forte concorrência, sobretudo na capital, Porto Alegre. A escolha pela análise de dados referentes ao Banco A. J. Renner S/A se deve ao fato de que a Instituição apresenta métodos eficazes para evitar tal inadimplência, além de empenhar-se para a ampliação de seu mercado fora da Capital, Porto Alegre, onde o banco possui sua sede.

2. OBJETO

2.1 PROBLEMA

Qual a importância das informações contábeis para que o Banco A.J. Renner S/A encontre novos mercados no ramo de financiamento de veículos?

2.2 HIPÓTESES

- As informações contábeis auxiliam no processo de abertura de novos mercados do ramo de financiamento de veículos;

- A avaliação dos custos necessários para a ampliação de um mercado que não se restrinja somente ao Rio Grande do Sul.

- Sustentação ao gestor para que ele possa desenvolver práticas que viabilizem uma melhor obtenção de lucros e um melhor planejamento deste mercado que está se abrindo.

3. METODOLOGIA

É necessário que em um projeto de pesquisa seja especificado como será realizado o processo, a fim de explicar como serão atingidos os objetivos e a obtenção de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com