TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa Gestão Estratégica

Casos: Projeto De Pesquisa Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais, em que grandes mudanças ocorrem rapidamente, as decisões estratégicas nunca podem ser tomadas de afogadilho, pois elas podem representar o colapso de uma organização. Entretanto, a velocidade das transações comerciais ao redor do mundo exige maior capacidade gerencial dos dirigentes, tecnologias de ponta, estrutura organizacional mais eficiente e decisões rápidas.

Desenvolver estratégicas para sobreviver neste ambiente hostil é um dos desafios a serem alcançados. O termo estratégia tem origem no grego strategos, que significa a arte do general. Na administração, está associada às decisões tomadas a nível organizacional, para estabelecer as condições atuais e futuras de uma organização.

As decisões estratégicas devem traduzir as expectativas do mercado, identificando oportunidades e avaliando a concorrência, para se manterem competitivas frente aos concorrentes. Por este prisma simplista, bastaria isto para as empresas atingirem suas metas de lucros.

A partir da década de 1980, aceitava-se a idéia de que as empresas rentáveis sofriam forte influência de outros elementos externos, além dos seus competidores, tais como: fornecedores, clientes e concorrentes potenciais (PORTER, 1991). Ações estratégicas visando a ganhos de produtividade, otimização das técnicas de gestão e uso de produtos e processos inovadores, tornariam as empresas mais rentáveis. Atualmente, empresas que ainda adotam estas práticas tendem a perder competitividade frente às outras organizações que adotam práticas estratégicas mais modernas.

A abertura econômica promovida pelo governo Collor, no início dos anos 1990, expôs o Brasil a uma dura realidade (a falta de competitividade das empresas brasileiras frente aos produtos similares importados) e a uma nova perspectiva (modernização do parque industrial, através do acesso a máquinas e equipamentos modernos), trazendo profundas transformações em todos os setores da economia.

Novas tendências de consumo passaram a ser difundidas com mais rapidez ao redor do mundo. As empresas que pretendem se manter competitivas neste novo ambiente devem

4

buscar novas estratégias, pois, não existem mais mercados seguros, a fidelização dos clientes é uma utopia e a volatilidade do capital é tal que, ao menor sinal de instabilidade política em dado país, todas as bolsas de valores do mundo tem quedas acentuadas.

O segmento de alimentação fora do lar não é uma exceção. A abertura econômica do Brasil, na última década do século passado, e a estabilidade política e econômica que vivemos atualmente, trouxe a reboque a forte competição entre empresas nacionais e internacionais.

De acordo com Porter (1991), a formulação da estratégia envolve a consideração de quatro fatores básicos, que determinam os limites para a empresa: pontos fortes e fracos; valores pessoais de uma organização; ameaças e oportunidades da indústria; e a expectativa da sociedade.

A partir destes pressupostos, e da importância da aplicação destes construtos teóricos para as organizações, este trabalho objetiva identificar as decisões estratégicas aplicadas, por meio de um estudo comparativo entre quatro empresas do segmento de alimentação fora do lar, destacando o resultado alcançado pelos Restaurantes XX frente seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com